Candle in the Tomb (鬼吹灯之精绝古城) é uma série de TV com 21 episódios, que conta com Jin Dong (靳东), Chen Qiao En (陳喬恩) e Zhao Da (赵达) nos principais papéis.

Há uns tempos atrás escrevi um artigo sobre o filme Mojin: The Lost Legend. Esta série de televisão, produzida pela Tencent Penguin Pictures, é baseada na mesma obra literária (Ghost Blows Out the Light), decorrendo a acção da série durante a altura em que Hu Bayi, Wang Kaixuan e Shirley Yang partiram na sua primeira aventura juntos.

A acção da série desenrola-se no início dos anos oitenta na China, numa altura em que se faziam sentir as primeiras consequências da reforma económica levada a cabo por Deng Xiaoping.

Aumentar

Candle in the Tomb
Hu Bayi e Wang Kaixuan, antigos companheiros de armas trabalham agora como saqueadores de túmulos. (Candle in the Tomb)

Hu Bayi (Jin Dong) é um antigo soldado, que volta a Pequim para se encontrar com o seu velho amigo e antigo companheiro de armas Wang Kaixuan (Zhao Da). Na tentativa de ajudar o seu amigo a resolver um caso de burla em que se encontra envolvido, Hu Bayi acaba por conhecer um mafioso local de seu nome Big Gold Tooth, que ganha a vida a vender relíquias a vários compradores estrangeiros.

Após alguns conflitos iniciais, Hu Bayi e Wang Kaixuan acabam por estabelecer uma parceria com Big Gold Tooth, onde se comprometem a trabalhar com este na procura de várias relíquias da antiguidade chinesa que estão espalhadas por túmulos por todo o país.

Hu Bayi, o personagem principal da série, é descendente de uma longa linha de saqueadores de túmulos, tendo um conhecimento aprofundado desta área. Parte então à procura de novos tesouros com o seu amigo Wang Kaixuan, com o objectivo de saírem da situação económica pouco confortável em que se encontram.

Aumentar

Candle in the Tomb
A expedição ao deserto de Taklamakan é o foco principal desta primeira temporada. (Candle in the Tomb)

Numa destas aventuras, acabam então por se fazer passar por especialistas de Feng Shui e comprometem-se a ajudar uma equipa de arqueólogos patrocinada por Shirley Yang (uma sino-americana com bastante dinheiro). O objectivo é encontrar a mítica cidade de Jingjue e o paradeiro do pai de Shirley, começando a partir da altura do início desta expedição a trama principal da série (os primeiros episódios reservam-nos uma primeira aventura só com Hu Bayi e Wang Kaixuan).

Candle in the Tomb é uma agradável surpresa, numa série cuja acção se desenvolve de forma rápida e objectiva. Os personagens Hu Bayi e Shirley Yang são um dos pontos altos da série, sendo o personagem Wang Kaixuan um pouco irritante em algumas partes. Mas nem só os personagens principais se destacam, havendo algumas caras conhecidas para os adeptos de c-drama presentes nos personagens secundários. Wang Yongquan destaca-se como An Liman, um habitante de Xinjiang que se torna o guia do grupo de arqueólogos pelo deserto, tendo um vasto conhecimento da geografia deste, sendo no entanto um personagem bastante matreiro.

Aumentar

Candle in the Tomb
Shirley Yang e Hu Bayi na sua primeira aventura juntos. (Candle in the Tomb)

A acção da série desenrola-se em vários locais, desde Heilongjiang, passando pelo Tibete até ao deserto Taklamakan em Xinjiang. As aventuras deste grupo passam por vários cenários, desde florestas, grutas em montanhas cheias de neve, até a um longo período no meio do deserto, onde se passa a maior parte da acção da série. Este grande número de locais presentes na série ajuda a que surja uma boa variedade de contratempos e adversários ao longo da jornada, onde podemos contar com algumas criaturas místicas e animais mitológicos para dificultar a vida aos protagonistas.

Candle in the Tomb é uma série bastante divertida, com alguns momentos de grande tensão e algumas voltas inesperadas na narrativa. As cenas de acção estão bem capturadas e a história desta primeira temporada é bastante interessante, deixando-nos com água na boca para uma continuação. É bastante recomendada para quem goste de filmes de aventura, como “Indiana Jones” ou “A Múmia”.

Ainda não tive a oportunidade de ler a obra literária em que a série se baseia, mas pelas adaptações que a mesma tem sido alvo não tenho dúvida da sua qualidade, estando já a ser preparadas mais produções baseadas nos vários volumes desta.

Fonte das imagens: Google Images

A série está disponível no site Viki com legendas em inglês.