Mojin: The Lost Legend (鬼吹灯之寻龙诀) é um filme de aventuras de 2015, realizado por Wuershan (乌尔善) com Chen Kun (陈坤), Huang Bo (黄渤), Shu Qi (黄渤) e Angelababy (楊穎) nos principais papéis.

Em 1988, Hu Bayi e Wang Kaixuan, dois saqueadores de túmulos aposentados, encontram-se a vaguear pelas ruas de Nova Iorque. Emigrantes ilegais e alvo de encontro regulares com os serviços de emigração, ambos passam os dias a tentar vender bugigangas enquanto recordam com saudade os seus tempos áureos como saqueadores de túmulos na China. Numa das fugas aos serviços de emigração, esbarram com Shirley Yang (Shu Qi), a sua antiga companheira de trabalho, levando os três a relembrar alguns dos melhores momentos que passaram juntos como “Mojin Xiaowei”, trazendo também à tona a estranha relação íntima entre Hu Bayi (Chen Kun) e Wang Kaixuan (Huang Bo).

Aumentar

screenshot4
Wang Kaixuan e Hu Bayi, dois antigos saqueadores de túmulos que procuram encontrar fortuna nos EUA. (Mojin)

Após uma breve introdução dos personagens (onde não nos é dada muita informação sobre a origem do trio), somos levados então à trama principal do filme. Wang Kaixuan, desiludido perante a recusa dos seus antigos companheiros de voltarem a reunir a equipa de saqueadores, decide aceitar uma missão ordenada por Ying Caihong (uma misteriosa líder de um culto que aparentemente possui alguns poderes extrassensoriais), para encontrar um misterioso meteorito apelidado de “Flor do Equinócio”, que supostamente permite ressuscitar os mortos. Wang Kaixuan decide aceitar a missão, pois recorda-lhe os fenómenos sobrenaturais que ele e Hu Bayi experienciaram juntos durante os tempos da Revolução Cultural.

Nesse tempo, foram ambos enviados para a Mongólia Interior juntamente com o amor de juventude de ambos, a bela Ding Sitian (Angelababy), cuja memória é a razão principal para Wang Kaixuan aceitar esta missão. Partindo então novamente para a Mongólia Interior, Wang deixa uma mensagem de aviso a Hu Bayi pelo caminho, que de modo a que o seu companheiro não se meta em apuros, decide ir atrás deste na companhia de Shirley. Isto faz com que a antiga equipa de exploradores se volte a juntar para uma última missão com o objectivo de tentarem recuperar o tão desejado artefacto.

Aumentar

mojin-the-lost-legend
Hu Bayi e Shirley Yang, um antigo casal que se volta a juntar para uma última missão como Mojin Xiaowei. (Mojin)

“Mojin: The Lost Legend”, filme inspirado no livro “Ghost Blows Out the Light” (鬼吹灯Guǐ chuīdēng) de Zhang Muye, é uma película com influências óbvias de outros filmes de aventuras como Indiana Jones, A Múmia ou Tomb Raider. Dividindo o espaço temporal do filme entre os tempos da Revolução Cultural e o ano de 1988, de modo a que o espectador possa compreender na totalidade as motivações dos personagens, “Mojin: The Lost Legend” é um filme com um enredo simples e personagens carismáticos que ajudam a elevar a qualidade do mesmo.

Os personagens principais têm uma boa química entre eles, destacando-se a relação entre Hu Bayi e Shirley e o duo cómico formado por Wang Kaixuan e o personagem Grill, agente dos Mojin Xiaowei (interpretado por Yu Xia). Ao nível dos vilões, temos alguns personagens bizarros que se adequam ao tom do filme, onde Liu Xiaoqing se destaca como a vilã principal do filme.

Aumentar

Mojin
O filme tem algumas partes situadas no tempo da revolução cultural. (Mojin)

O filme contém todos os elementos essenciais a uma obra deste tipo: o romance típico (entre Hu Bayi e Shirley Yang), o elemento sobrenatural que não é muito bem explicado e o comic-relief no parceiro do herói principal (onde Huang Bo é o personagem mais cómico do filme). As cenas de acção são bem executadas e divertidas, embora na minha opinião sofram de excesso de CGI, como a maior parte dos filmes atuais. Não sendo uma obra-prima, é um filme de aventuras simpático, que serve o seu objetivo de entreter o público durante as quase duas horas de duração do mesmo, fazendo relembrar alguns filmes de aventuras clássicos americanos da década de oitenta.

Trailer do filme.

Fonte das imagens: Google Images.