Close Your Eyes Before It’s Dark (天黑請閉眼) é uma série de 2016 produzida em Taiwan, com Jian Man Shu, Tsao Yen e Chang Bryan nos principais papéis.
As Q Series são um projecto do governo de Taiwan em conjunto com alguns dos melhores realizadores, argumentistas e actores mais promissores de televisão de Taiwan. Com o objectivo de promover a produção local, foram feitas oito séries de curta duração (seis a oito episódios cada), onde se inclui este Close Your Eyes Before It’s Dark. Embora a série tenha um número de episódios reduzido (apenas sete), cada um tem quase uma hora e meia de duração.
Aumentar

Dez anos após uma excursão a um vilarejo no meio da montanha, os membros de um antigo clube escolar de montanhismo decidem voltar a reunir-se. O objectivo da reunião é verem o conteúdo de uma cassete que gravaram pela altura da primeira excursão grupo, tendo-a inserido na altura numa cápsula do tempo que enterraram perto da hospedaria onde ficaram alojados. Dentro desta cassete estão os desejos que cada um deles tem para o seu futuro, utilizando esta oportunidade para verificarem se tais desejos se realizaram ou não, desconhecendo cada um deles o que os seus colegas gravaram.
Embora fossem melhores amigos pela altura da excursão, pouco tempo depois devido a um escândalo que envolveu um dos membros do grupo a relação entre todos esfriou, não tendo tido grande contacto ao longo dos últimos anos.
Passado o entusiasmo inicial de se voltarem a reencontrar (com uma ou duas excepções), o grupo começa a estranhar quando Xin-Yi (Lan Blue), a organizadora do evento, se atrasa consideravelmente. Quando decidem ir procurá-la, descobrem que foi assassinada perto das instalações onde se encontram alojados. Impedidos de abandonar a montanha devido a uma tempestade cujos estragos bloquearam todos os acessos ao local onde estão, o grupo começa a sua própria investigação do homicídio, onde todos os presentes são suspeitos.
Aumentar

Considerada como sendo de horror, Close Your Eyes Before It’s Dark não é propriamente uma série assustadora, enquadrando-se mais na categoria de mistério. A série sucede em criar um ambiente de suspense à volta dos seus personagens, indo lentamente desvendando as pistas que nos levam a tirar conclusões sobre quem cometeu o crime (ou crimes…). O ambiente sombrio vai subindo de nível ao longo da série, chegando a níveis de quase macabro para o final.
O interesse nos personagens vai crescendo ao longo da série, à medida que vão sendo revelados mais pormenores sobre o passado destes.
O enredo da série está bem construído e tem um número razoável de reviravoltas que vão mantendo o espectador interessado até ao fim. Há certas alturas em que algumas coisas que acontecem na série não são muito credíveis, mas está bem produzida no geral.
Aumentar

Uma das características que mais apreciei na série é o foco num número reduzido de personagens, que se reduz aos membros do clube e à mãe e filho que gerem o hotel onde estão hospedados. Este pequeno universo faz com que nos possamos focar totalmente nos personagens e indo criando empatia com estes ao longo dos sete episódios.
Esta é a primeira série que tive a oportunidade de ver das Q Series e posso dizer que fiquei agradado. Close Your Eyes Before It’s Dark conta com um estilo um pouco diferente do normal, condensando a história num número reduzido de episódios, tornando-a numa produção interessante que foge um pouco à típica história de amor impossível muito popular nas séries de Taiwan.
Fonte das imagens: Google Images