The Big Boss (唐山大兄) é um filme de 1971, realizado por Lo Wei (罗維), com Bruce Lee (李小龙), James Tien (田俊) e Ying-Chieh Han (韩英杰) nos principais papéis. Esta obra é reconhecida como o “primeiro” filme de Bruce Lee, e embora não seja a primeira película onde o mesmo tenha entrado como actor, é reconhecido como o primeiro filme onde Lee teve um papel principal.
Cheng Chao-an é um jovem chinês que na companhia do seu tio viaja para a Tailândia para trabalhar numa fábrica de gelo onde trabalham vários dos seus primos e outros emigrantes chineses. Na fábrica existe um clima de amizade entre a maior parte dos trabalhadores, destacando-se entre eles Hsu Chien, primo de Chao-an. Hsu Chien serve como uma espécie de líder entre os trabalhadores da empresa, fazendo uso da sua perícia em artes marciais para proteger os mais fracos quando estes encontram problemas.
Aumentar

Por outro lado, Chao-an (Lee) recusa-se a lutar mesmo que seja provocado devido a uma promessa que fez à sua mãe quando partiu da China, utilizando um colar de jade à volta do pescoço oferecido pela sua mãe que o recorda constantemente desta promessa. Desconhecendo os trabalhadores desta empresa que a mesma serve de fachada para uma rede de tráfico de droga, Hsu Chien começa a suspeitar que algo está mal quando vão desaparecendo periodicamente trabalhadores da fábrica sem que o capataz e o patrão da fábrica justifiquem de forma satisfatória a ausência destes.
Quando Hsu Chien desaparece após tentar desvendar o mistério dos trabalhadores desaparecidos, os restantes trabalhadores da fábrica (onde Chao-an se incluí) decidem organizar um protesto contra as entidades responsáveis pela fábrica de gelo, protesto este cujas consequências irão fazer desenrolar uma série de eventos que acabarão com um desfecho sangrento.
Aumentar

Tendo sido o filme que elevou Bruce Lee de actor que fazia umas coisas engraçadas na TV americana para uma estrela de cinema em Hong Kong (cujo sucesso rapidamente se alastraria ao mercado americano nos seguintes filmes), “The Big Boss” é um filme com um enredo bastante simples onde se destacam os personagens interpretados por James Tien e Bruce Lee.
Contrapondo a personalidade de ambos ao longo do filme, o personagem interpretado por James Tien é um pilar de bondade e um exemplo para todos os trabalhadores da fábrica, liderando por exemplo dentro desta, não se deixando seduzir pelas tentações que lhe aparecem pelo caminho.
No oposto temos o personagem de Bruce Lee, cujos pontos fracos na sua personalidade são apontados ao longo do filme, estando longe de ser uma figura exemplar entre os trabalhadores da fábrica, mas mais um rapaz que vai aprendendo com os seus erros ao longo da história.
Aumentar

Bruce Lee tem um papel quase secundário na primeira metade do filme, passando então a dominar o ecrã e a mostrar toda a sua habilidade na segunda parte deste. A partir do momento em que Lee entra em acção no filme, as cenas de luta do filme elevam o seu nível de qualidade (que não é baixo antes da entrada do mesmo). Algumas cenas revelam-se inesperadamente sangrentas, entrando até no campo do exagero e tornando-se um pouco cómicas, o que também é ajudado pelo baixo orçamento do filme e pelos rudimentares “efeitos especiais” presentes neste.
Um dos pontos altos do filme é a sua banda sonora, embora esta possa diferir conforme a versão do filme a que assistimos, mas posso dizer que fiquei bastante agradado com a que me foi apresentada na versão em cantonês do filme, que foi composta pela Peter Thomas Sound Orchestra.
“The Big Boss” é uma boa introdução à carreira de Bruce Lee, embora não seja o melhor filme deste, é uma obra bastante divertida que o viria a catapultar como estrela de acção em Hong Kong, lançando-o para uma carreira curta mas mítica no mundo do cinema.
Fonte das imagens: Google Images