From the Dragon’s Mouth (Cuando los Chinos Hablan) é um livro escrito pela jornalista espanhola Ana Fuentes. Publicado em 2012, o livro foca-se nas histórias de vida de dez pessoas diferentes na China contemporânea, focando-se na sua maioria em várias pessoas que vivem em Beijing.

Tendo sido correspondente do Cadena Ser em Beijing de 2007 a 2011, Ana Fuentes quis com este livro dar uma visão geral da China contemporânea através do testemunho de várias pessoas de origens e escolhas profissionais muito diferentes.

Ao longo dos dez capítulos do livro é-nos dado a conhecer a vida e opiniões de dez pessoas diferentes, cujas diferenças de idade, ideologia e categoria profissional são fulcrais para tornar cada um dos testemunhos bastante pessoal e muito apelativo para o leitor. Os personagens do livro são pessoas normais, com as quais nos podíamos cruzar na rua, num táxi ou num bar num dia normal. As histórias pegam em temas provavelmente conhecidos de quem se interessa pela China contemporânea, mas com um toque pessoal que os difere das normais reportagens jornalísticas sobre os mesmos.

Aumentar

Ana-Fuentes-corresponsal-China-Hablan_518958718_33090365_1024x725
Ana Fuentes, a jornalista autora do livro.

O primeiro capítulo foca-se nos “Meninos Ricos” da China (Fu Er Dai (富二代)) e na vida que estes levam a gerir sem grande esforço a fortuna que herdaram dos pais. O segundo foca-se num advogado activista pelos direitos humanos e nos seus constantes confrontos com o governo chinês. No terceiro capítulo é-nos dado a conhecer o fenómeno das Tong Qi, mulheres que casam com homens homosexuais, tendo algumas delas conhecimento da sexualidade do seu parceiro antes do casamento e outras desconhecendo por completo. O quarto capítulo avança para a história de Du, um velho mestre de Kung Fu e a maneira como este encara a vida.

O quinto capítulo baseia-se nos empreendedores chineses e na forma como alguns destes amealharam fortuna, enquanto que no sexto nos é apresentado o reverso da moeda, focando-se nos trabalhadores migrantes nas grandes cidades chinesas que vivem em apartamentos minúsculos no subsolo. No sétimo capítulo é-nos dado a conhecer o novo mundo da internet Chinesa, através de o testemunho de uma jovem que domina completamente as novas tecnologias ao seu dispôr. O oitavo capítulo foca-se na prostituição na China, contando com testemunhos de profissionais da área, enquanto que no nono capítulo nos é dada uma visão de Pequim através dos olhos de um taxista, que testemunhou na primeira pessoa as grandes mudanças que Pequim foi sofrendo nas últimas décadas.

Aumentar

HablanLosChinos2
O livro foca-se bastante na vida de várias pessoas que vivem hoje em dia na cidade de Pequim.

Por último, provavelmente no capítulo que é mais pessoal para a autora do livro, a história foca-se numa jornalista chinesa que trabalha para um meio de comunicação estrangeiro, focando-se na sua história como jornalista e no conflito e pressões que sente quando tem de abordar certos assuntos no seu trabalho.

Este livro é um belo trabalho de investigação de Ana Fuentes, que através da sua insistência conseguiu testemunhos sinceros que nos pintam um retrato real sobre a vida e personalidade destas pessoas. Ana Fuentes vai intercalando os testemunhos com alguns dados que nos ajudam a contextualizar as histórias que nos são contadas. “Cuando los Chinos Hablan” é um livro muito interessante para todos os que querem conhecer mais sobre a China do século XXI, sem no entanto esquecer o seu passado, pecando no entanto só pelo facto de a jornalista não sair muito da zona de Pequim nas histórias que se encontram no livro.

A escritora a falar um pouco sobre o seu livro.

O livro pode ser encontrado tanto na sua versão original em espanhol (Cuando los Chinos Hablan, Hablan los Chinos) como na sua versão em inglês (From the Dragon’s Mouth).

Fonte das imagens: Google Images.