Bem-vindos à Livraria Hyunam-Dong (어서 오세요, 휴남동 서점입니다) é um livro escrito por Hwang Bo-Reum publicado em 2022.

Numa altura em que é difícil sermos surpreendidos, em que tudo é recomendado e em que temos algoritmos a servirem-nos as nossas preferências, foi uma bela surpresa ter recebido este livro por altura do meu aniversário como presente dos meus pais. Desconhecendo completamente a obra, este acabou por ser o momento ideal para a ler, com as temáticas abordadas a serem muito similares à minha situação pessoal neste momento.

A livraria Hyunam-Dong é o “sonho” de Yeongju, a protagonista do livro. Vendo neste projeto uma luz para sair da depressão em que se encontra, a livraria de Yeongju torna-se um lugar de referência no bairro onde mora. Esta livraria transforma-se num sítio onde se encontram bastantes personagens que habitam naquela zona, cada um deles a lidar com os seus próprios problemas, e também o local onde acaba por empregar Minjun, um jovem recém-licenciado que procura fazer sentido da sua nova realidade.

Para ser sincero, quando vi o título do livro, pensei que se tratasse mais de uma história de romance. Não podia estar mais enganado. Bem-vindos à Livraria Hyunam-Dong é um livro sobre como encontrar o nosso lugar perante as exigências de uma sociedade focada no sucesso profissional e como este representa o nosso valor perante os outros.

Tendo eu recentemente deixado o meu trabalho após sentir que estava a entrar em burnout, este foi um livro em que dois os principais protagonistas ressoaram muito comigo. Yeongju é uma mulher que entrou em burnout num emprego de sucesso e que decidiu largar tudo para encontrar a felicidade. Embora enfrente repreensão por parte de outros, algo ao qual não é indiferente, é determinada nas decisões que toma.

Minjun, por sua vez, é um rapaz recentemente licenciado que se depara com a desilusão de todo o esforço que investiu na sua carreira académica não estar a dar frutos. Farto de sucessivas rejeições em entrevistas de trabalho, encontra na livraria Hyunam-Dong um trabalho como barista, onde descobre uma nova fonte de inspiração ao explorar o mundo do café.

Este livro é uma ode ao lutar contra a corrente para encontramos aquilo que nos traz felicidade. A maior parte dos personagens do livro encontram-se num ponto de mudança na sua vida ou a tentar mudar, tentando encontrar um lugar em que se sintam confortáveis, mesmo quando o mundo lhes diz que esse não é o lugar mais adequado.

Nem sempre o trabalho que sempre almejamos, aquela posição que nos irá finalmente fazer-nos sentir realizados, acaba por corresponder às nossas expectativas. É uma obra que nos faz refletir sobre nós e as nossas escolhas, qual o melhor caminho a seguir e se temos coragem para o percorrer.

É também uma obra reconfortante que nos transporta por dois anos da evolução desta pequena livraria e das dificuldades que assombram a gestão de um negócio num sector tão frágil, onde a competição das livrarias online ou dos grandes grupos económicos é muitas vezes fatal.

É um livro também recheado de excelentes recomendações literárias e cinematográficas, que nos inspira a espreitar outras obras enquanto ainda o estamos a ler.

Bem-vindos à Livraria Hyunam-Dong foi mais que uma bela surpresa, foi um livro que me inspirou e me fez sentir em paz com algumas das decisões que tomei recentemente. É sem dúvida uma excelente recomendação para aqueles, que por uma razão ou outra, se sentem presos com as decisões que tomaram e que procuram encontrar um novo rumo.