China in Drag: Travels with a cross-dresser é um livro escrito por Michael Bristow, publicado em 2017, que relata a relação do autor com o seu professor de chinês.

A China mudou muito no último meio século. Só as mudanças que aconteceram nos últimos dez anos fazem parecer que agora vivo num país completamente diferente daquele que visitei pela primeira vez.

Levando-nos por alguns dos momentos mais históricos da China nos últimos setenta anos, Michael Bristow tem a particularidade de neste livro também se focar na relação que tinha com o seu professor de chinês, adepto de transformismo.

As partes relacionadas com a história da China presentes no livro são facilmente encontradas noutros livros do mesmo género, e embora sirvam para enquadrar a história do professor em que o autor se foca, não serão propriamente desconhecidas para alguém mais informado acerca da história da República Popular da China no último século.

Aumentar

MichaelB
Michael Bristow, o autor do livro. (China in Drag)

A história do professor e a relação entre ele e o autor são a parte mais interessante do livro. Tendo o autor ficado surpreendido quando teve a revelação pela primeira vez, a história depois foca-se também na forma como a família do professor lida com a sua opção e como este é recebido pela população chinesa em geral quando sai à rua vestido de mulher. Curiosamente, e de forma surpreendente para o autor, a maior parte das pessoas não parece ligar a tal facto, sentindo-se este meio envergonhado por sentir mais complexos por testemunhar tal situação que o comum dos chineses.

China in Drag: Travels with a cross-dresser é um livro que apesar de não ter nenhuma informação sobre a China que seja particularmente nova, é interessante pela forma como analisa a história de vida do professor de Michael Bristow e a forma como soube adaptar a sua vida ao seu estilo de vida. Embora não esteja ao nível das obras de Peter Hessler, é sem dúvida uma leitura interessante, apresentado uma história bastante particular que capta a atenção do leitor.

Fonte das imagens: Google Images