Brawl in Cell Block 99 é um filme americano de 2017 realizado por S. Craig Zahler com Vince Vaughn no principal papel.
Tinha ouvido falar deste filme através de algumas das listas de melhores filmes do ano passado. Muita gente elogiava a excelente performance do Vince Vaughn, mas esperava um drama um bocado (grande bocado) menos intenso do que este filme se veio a revelar.

O personagem de Vince Vaughn, Bradley Thomas, é um mecânico que acaba de ser despedido. Quando chega a casa, vê o seu casamento a desmoronar, destruindo o carro da mulher. Depois de uma conversa sentida com ela, decide tornar-se um transportador de droga de modo a melhorar a vida de ambos. Após um salto de cinco anos na história, o personagem de Vince Vaughn aceita um trabalho que desconfia que vai correr para o torto. Tal acaba por se confirmar e este acaba por ir parar à prisão.
Não sendo tal coisa suficiente, o cartel para quem Vince Vaughn aceitou trabalhar decide raptar a sua esposa e pede-lhe para ele fazer o suficiente dentro da prisão em que está para ser transferido para uma prisão de alta segurança onde tem de matar uma certa pessoa de modo a saldar a dívida que tem com o cartel.

Depois de resumir de forma muito rápida o enredo de metade do filme, convém salientar que tudo isto se passa de forma muito lenta e detalhada, com a cena de destruição do carro ou entrada na prisão do personagem de Vince Vaughn a ocuparem um bom espaço de tempo.
Embora pareça que o filme se alonga mais do que é necessário, também é verdade que cria um sentimento de ansiedade no espectador que começa a ficar impaciente para saber o que se vai passar a seguir, mas sem saturar.

Brawl in Cell Block 99 foi sem dúvida uma boa surpresa. Enquanto eu esperava um filme normal sobre vida na prisão e consequentes problemas, fui brindado com um dos filmes mais intensos e brilhantes da carreira de Vince Vaughn. Embora tenha um ritmo um pouco lento, a parte final do filme é bastante intensa e difícil de assistir em momentos devido ao elevado nível de violência.
Provavelmente não será um filme para toda a gente, é uma história simples em que algumas más decisões por parte do protagonista têm um desfecho bastante inesperado para todos os envolvidos na história. É um filme que deve o seu sucesso às boas decisões que o realizador fez e principalmente à forma incrível como Vince Vaughn interpreta o seu personagem.
