Abacus: Small Enough to Jail é um documentário realizado em 2017 por Steve James (realizador de Hoop Dreams) que conta a história do único banco americano a enfrentar acusações criminais após a crise económica de 2008.
Lançado em 2017 como um episódio da série Frontline da PBS, Abacus: Small Enough to Jail conta a história do Abacus Federal Savings Bank, o único banco que enfrentou acusações criminais de fraude após a crise económica de 2008.
Fundado em 1984 por Thomas Sung, o Abacus Federal Savings Banks caracteriza-se por ser um banco que tem como principal clientela a comunidade chinesa que vive em Nova Iorque, especialmente na zona de Chinatown. É um banco relativamente pequeno, com apenas seis sucursais, que foi inesperadamente acusado de fraude após denunciarem às autoridades responsáveis que um dos empregados do banco andava a fazer operações ilegais sem o conhecimento da chefia. Surpreendidos com esta acusação, Thomas Sung e as suas filhas, quase todas advogadas, decidem lutar contra o sistema, numa batalha judicial que rapidamente começou a ser vista como um ataque à comunidade chinesa local.
Aumentar

Sinceramente, antes de ver o documentário, não fazia ideia que este caso existia. O caso não teve muito eco nos meios de comunicações americanos, que poucas referências fizeram ao mesmo pela dimensão pequena do banco e pelo ambiente que envolvia as instituições bancárias na altura. Graças à nomeação ao Oscar de melhor documentário, este bizarro caso judicial chega agora à ribalta num excelente documentário realizado pelo experiente Steve James.
O documentário foca-se quase todo na família Sung e na sua luta judicial contra o sistema, com as referências à crise de 2008 a aparecerem unicamente para pôr a história em contexto. O documentário faz um bom trabalho a explorar as origens da criação do banco e as razões que levaram Thomas Sung a querer criar uma instituição financeira que ajudasse os membros da sua comunidade. É também dado um olhar engraçado sobre a cultura chinesa e a relação dos membros da comunidade chinesa com o dinheiro e a maneira como o gerem. As relações raciais são um dos ângulos explorados neste documentário, mostrando casos de discriminação contra a comunidade sino-americana e como os estereótipos associados a esta influenciaram a forma como o processo foi gerido.
Aumentar

No entanto, o maior foco do documentário vai para a maneira como este pequeno banco, sem qualquer influência na economia dos EUA, foi apontado como um alvo a abater para servir de exemplo após a crise de 2008. O documentário acaba por ridicularizar as instituições governamentais americanas que decidiram perseguir esta pequena instituição familiar quando todos os indícios apontavam para que estes fossem inocentes.
Apesar de tudo, Abacus: Small Enough to Jail é um filme inspirador, muito devido à força inabalável que esta família teve perante as acusações de instituições governamentais com grande poder. É um documentário que toca em assuntos bastantes actuais como o racismo e o poder desmesurado das instituições governamentais e grandes instituições económicas. Ainda não tive oportunidade de ver o resto dos documentários candidatos ao Oscar, mas é fácil entender a nomeação deste documentário devido ao carácter tão actual do mesmo. Sinceramente, a nível pessoal, vou ficar a torcer para que ganhe.
Fonte das imagens: Google Images.