American Dreams Made in China (中国合伙人) é um filme de 2013 realizado por Peter Chan (陈可辛), com Huang Xiaoming (黄晓明), Tong Dawei (佟大为) e Deng Chao (邓超) nos principais papéis.

Em 1993, Yu Minhong fundou a Beijing New Oriental School, um instituto de aprendizagem de inglês com foco nos exames TOEFL e GRE. Sendo o único professor da escola quando aquando da sua abertura, pouco a pouco foi convidado antigos colegas e novos professores para se juntarem ao seu projecto promissor. Hoje em dia a Beijing New Oriental School é o maior franchising de ensino de inglês na China, sendo Yu Minhong um dos homens mais ricos do país. American Dreams in China é uma espécie de biografia não oficial da história desta empresa.

Aumentar

AMericanDreamsMadeInChina1
A escola em que o filme é inspirado é o maior franchising de ensino de inglês da China. (American Dreams Made in China)

Cheng Dongqing (Huang Xiaoming), personagem inspirado em Yu Minghong, é um jovem que falhou duas vezes o acesso à universidade, conseguindo à terceira tentativa entrar na Universidade de Pequim. Na Universidade conhece Meng Xiaojun (Deng Chao) e Wang Yang (Tong Dawei), que se tornam nos seus melhores amigos. Os três acalentam o sonho de um dia viverem nos EUA, sendo Meng Xiaojun o membro do grupo mais deslumbrado com o “sonho americano”.

Quando um dia Meng Xiaojun concretiza o sonho de se mudar para os EUA, Cheng Dongqing fica para trás após ver o seu pedido de visto recusado. Aceitando um trabalho como professor de inglês na Universidade de Pequim, começa a dar algumas aulas por fora devido ao baixo salário que recebe. Após ser dispensado da Universidade, Cheng Dongqing aproveita o interesse dos seus estudantes em continuarem a ter aulas com ele e começa a sua própria escola, desconhecendo que um dia este seu pequeno projecto se tornaria na maior empresa do ramo da educação da China.

Aumentar

AmericanDreamsChina4
Cheng Dongqing (Huang Xiaoming) é o fundador da escola. (American Dreams Made in China)

American Dreams in China é um filme que percorre um espaço de três décadas, desde os anos oitenta até ao novo milénio, começando quando os personagens principais entram na universidade e continuando a narrativa até ao momento em que a escola é acusada de fornecer as respostas do TOEFL aos seus estudantes antes dos exames (polémica inspirada no caso real da Beijing New Oriental School).

O crescimento económico da China e alguns dos momentos políticos mais marcantes destas três décadas são alvo de referência neste filme, sendo o crescimento económico e a capacidade de uma empresa chinesa se tornar uma referência mundial um dos aspectos mais focados.

Em termos de actuação, o destaque vai todo para os três personagens principais, onde Deng Chao, Huang Xiaoming e Tong Dawei se destacam perante todos os outros, muito devido também ao facto do alargado tempo de ecrã que têm. Entre os três destacam-se Huang Xiaoming e Deng Chao, cuja relação de amizade é analisada ao longo do filme, focando-se nos pontos altos e baixos de uma parceria que tornou ambos milionários.

Aumentar

AmericanDreamsinChina5
Os protagonistas do filme, que começaram do nada, construíram um império no ramo da educação. (American Dreams Made in China)

A banda sonora está cheia de pérolas da música dos anos oitenta e noventa da China, com músicas dos Tang Dinasty, Cui Jian, Luo Dayou e Su Rui a fazerem parte das faixas que compõe a trilha sonora.

American Dreams in China é um excelente filme sobre a história e crescimento da Beijing New Oriental School, não tratando no entanto os EUA sobre a melhor luz, o que também afectou a sua distribuição fora do mercado interno. É uma história sobre a China do século XXI e o crescimento astronómico da economia do país em poucos anos. O filme evidencia também uma componente patriótica, especialmente no que diz respeito ao empreendedorismo nacional.

Na minha opinião é mais uma obra de referência de Peter Chan, num dos filmes que mais gostei de ver sobre o desenvolvimento de uma empresa desde as suas raízes até alcançar o sucesso, sendo bastante óbvia a influência que o filme The Social Network de David Fincher teve no trabalho do realizador Peter Chan neste filme.

Trailer do filme American Dreams Made In China,

Fonte das imagens: Google Images