Once Upon a Time in Shanghai (恶战) é um filme de acção de 2014 realizado por Wong-Ching Po (黃精甫), com Sammo Hung (洪金宝), Philip Ng (伍允龍) e Andy On (安志杰) nos principais papéis.
As razões que me levaram a ver este filme prendem-se com o protagonista do mesmo. Philip Ng, o herdeiro mais próximo de Bruce Lee nos dias de hoje, já me tinha impressionado com a sua habilidade física em A Fist Within Four Walls, tendo eu ficado curioso para ver mais obras deste actor.
Aumentar

Once Upon a Time in Shanghai situa-se temporalmente no tempo da segunda guerra mundial, numa altura onde Shanghai estava controlada pelas tropas japonesas e máfias locais. Ma Yongzhen (Philip Ng) chega à Shanghai à procura de uma vida melhor do que a que tinha na sua cidade Natal. Anda sempre com uma pulseira oferecida pela mãe que lhe relembra que não deve utilizar a violência para resolver os seus problemas (tal como Bruce Lee em The Big Boss). Após os primeiros dias na cidade, onde encontra alojamento e sítio para dormir, Ma Yongzhen conhece Long Qi (Andy On), um gangster local que faz frente aos chefes das grandes famílias mafiosas da cidade. Travando uma estranha amizade, a sua relação cresce à medida que vão enfrentando as várias facções que tentam dominar Shanghai.
Once Upon a Time in Shanghai não é um filme que tem propriamente um enredo forte e uma história que agarre o espectador ao ecrã. A história é bastante simples e previsível, estando os pontos fortes do filme nas cenas de acção. A presença de Sammo Hung é um bónus num filme recheado de boas cenas de acção, onde Philip Ng e Andy On brilham mais que os outros intervenientes do filme. Retirando as cenas de acção, temos algumas cenas de comédia e o típico romance que se revela fulcral para o desfecho do filme. Apesar destas partes do filme não serem más, também não se destacam em relação a outras obras do mesmo género.
Aumentar

Em termos de fotografia, a opção recaiu no preto e branco que vai oscilando para uns tons de sépia em algumas cenas. Funciona bem em termos estéticos (na minha opinião), criando um ambiente mais propício à época em que a obra se situa e dando um estilo particular às várias belas cenas de luta presentes no filme. As cenas de luta são o maior destaque do filme. Ajudadas por um duo de protagonistas talentosos, estão muito bem filmadas e coreografadas, agarrando sempre a atenção do espectador mesmo quando estas não se levam muito a sério.
Once Upon a Time in Shanghai vale a pena pelas cenas de acção, sendo uma obra muito direccionada para os fãs de acção e principalmente fãs de filmes de artes marciais. O filme é um remake do filme The Boxer from Shantung de 1972.
Fonte das imagens: Google Images.