Luke Cage: Hero For Hire é uma banda desenhada publicada em 1972 da autoria da autoria de Archie Goodwin, Steve Englehart, George Tuska e Billy Graham.
Tendo lido algumas das aventuras de Luke Cage e Iron Fist no passado, a nova série da Netflix despertou-me alguma curiosidade para saber mais sobre as origens deste personagem.
Luke Cage: Hero For Hire foi a primeira série de Luke Cage nos comics da Marvel, apresentando as origens do personagem e algumas das suas primeiras aventuras como super-herói de aluguer. Esta primeira série de Luke Cage teve a duração de dezasseis fascículos (que eu tive oportunidade de ler na compilação Marvel Masterworks: Luke Cage, Hero For Hire Volume 1) até mudar de nome para Luke Cage: Power Man.

Distanciando-se um pouco das origens do personagem na série da Netflix, aqui Luke Cage não tem passado como polícia. Tendo crescido nas ruas de Harlem, onde ia sobrevivendo praticando alguns crimes menores com o seu parceiro Willis Stryker, Luke depressa se cansou da vida de crime. Pelo contrário, o seu parceiro Willis Stryker viria a tornar-se um nome de destaque no submundo do crime de Nova Iorque, ficando conhecido pelo pseudónimo Diamondback.
Divididos pelo amor que sentem por Reva Connors, Cage acaba na prisão após ser incriminado por Willis. A sua estadia na prisão de Seagate acaba por o levar a ser submetido a uma experiência onde ganha os seus poderes, que lhe permitem fugir da prisão e partir em busca de vingança.

Criado numa altura em que os filmes do género blaxploitation estavam na moda, Cage assumiu-se como um super-herói diferente dos outros que tinham aparecido até à época. Cobrando pelos seus serviços, Luke Cage fica conhecido como o “herói de aluguer”, embora a sua personalidade o leve a abdicar dos honorários muitas das vezes que presta serviços. Influenciado por personagens como Shaft, Luke Cage revela-se um personagem um pouco impulsivo, charmoso e arrebatador.
Luke Cage mostra-se como um herói quase invulnerável perante os adversários que lhe aparecem pela frente. Ao longo destes dezasseis fascículos enfrenta um número volumoso de vilões, onde se encontram nomes clássicos como Diamondback e Dr. Doom.

Mas o destaque em termos de vilões vai sem dúvida para os menos conhecidos, enfrentando Cage um leque bizarro de adversários tanto em Nova Iorque como em outros locais. Entre robôs, fantasmas, inventores loucos,etc… para mim o destaque vai para um fantástico vilão denominado “Señor Muerte / Señor Suerte”, um barão do crime que utiliza a sua sorte fora do normal para cimentar o seu poder.
Tendo recebido algumas críticas pela sua grande estereotipização do personagem (tanto na forma como este se apresenta como no seu discurso), esta série criada por Archie Goodwin e John Romita Sr. é um marco na história dos comics americanos. Luke Cage: Hero for Hire foi a primeira série da Marvel a apresentar um super-herói afro-americano como personagem principal, sendo um comic que vale a pena ser lido não só pelo seu valor histórico mas também pelo alto valor de diversão que este tem.
