River Town é um livro escrito por Peter Hessler, publicado em 2001, que documenta os seus dois anos passados como professor de inglês ao serviço dos Peace Corps na cidade de Fuling.

Peter Hessler é um dos escritores mais conceituados sobre a China contemporânea. Neste seu primeiro livro (River Town), temos o relato da sua primeira experiência de trabalho na China, quando foi durante dois anos professor de inglês na Universidade de Professores de Fuling.

Formado em literatura inglesa em Oxford, tendo já estado anteriormente na China em turismo, decidiu após terminar o seu curso candidatar-se a um trabalho na Ásia ao serviço dos Peace Corps. Colocado em Fuling, no coração de Sichuan (embora hoje em dia faça parte da província de Chongqing), Peter Hessler teve uma experiência marcante que serviu como ponto de partida e inspiração para se tornar correspondente na China de vários jornais e publicações americanas pouco tempo depois de terminar a sua experiência em Fuling (devido também ao facto de não ter conseguido encontrar trabalho como jornalista quando regressou aos EUA, o que o levou a voltar à China em busca de trabalho).

Aumentar

120703_peter_hessler_fuling
Peter Hessler em Fuling. (River Town)

Peter, que hoje em dia fala mandarim fluentemente, chegou à China apenas com o domínio de algumas expressões básicas. Tal como todas as pessoas que já estudaram a língua sabem, este parco conhecimento da língua serviu-lhe de muito pouco aquando da sua chegada a uma cidade remota no sudoeste chinês.

Tendo-se dedicado afincadamente ao estudo da língua durante a sua estadia em Fuling, Peter Hessler evoluiu de maneira notável a sua proficiência em mandarim. Esta evolução surgiu não só devido ao esforço que dedicou a aprender a língua, mas também graças à comunicação com os locais e à ajuda dos seus professores. A relação que este estabeleceu com os seus professores também é explorada neste livro, focando-se nas diferenças da personalidade destes e nas particularidades da vida privada de cada um.

River Town é essencialmente uma obra que explora as relações que Peter Hessler foi construindo ao longo dos dois anos que passou em Fuling. As relações que construiu com os seus alunos são as mais aprofundadas ao longo de todo o livro. Além destas, há também espaço para as ligações que Peter mantinha com os seus superiores, alguns locais e outros personagens interessantes que vão aparecendo ao longo do seu relato.

Se há uma coisa que é bastante realçada pelo autor, é o orgulho imenso que este tem nos seus alunos, mesmo discordando pontualmente do ponto de vista dos mesmos. Peter é constantemente surpreendido pela capacidade intelectual dos seus alunos e pelo interesse que estes demonstram nos vários temas abordados ao longo do ano lectivo, dando-nos uma visão muito interessante da vida de um aluno universitário na década de noventa na China.

Aumentar

River Town
Fuling, China. (River Town)

Ao longo das quase quatrocentas páginas do livro, Hessler aborda um grande número de temas; os costumes locais e tradicionais chineses, a construção da barragem “Three Gorges”, os ideais de comunidade em Fuling, a vida profissional dos locais, as relações profissionais que mantinha, a situação de algumas minorias étnicas na China, passando também pelos valores materiais locais e a posição das mulheres na sociedade chinesa, entre outros temas.

Mas nem só de Fuling fala o livro, é-nos também dada uma visão mais alargada da China, não só através das viagens que Hessler fez ao longo dos dois anos relatados (viagens a Xinjiang, Chengdu, Wushan, etc…), mas também a partir da explicação do autor de alguns momentos fulcrais da história do país.

Hessler vai contrapondo o seu ponto de vista com o dos locais durante todo o livro, tentando sempre entender o ponto de vista destes mesmo quando discorda, não se focando em tentar transmitir uma mensagem unilateral da sua experiência na China, tentando sempre manter-se imparcial.

River Town é um excelente livro sobre a China da década de noventa vista pelos olhos de um “laowai” . Quem já viveu na China durante algum tempo provavelmente vai-se identificar com muita coisa escrita nesta obra, quem nunca teve essa experiência, este livro pode muito provavelmente servir de inspiração para o fazer.

Peter Hessler a falar sobre o livro e o seu conteúdo.

Fonte das Imagens: Google Images.