Black Myth Wukong (黑神话:悟空) é um videojogo produzido pelo estúdio GameScience publicado em 2024.
Há uns anos decidi jogar pela primeira vez um jogo da FromSoftware, quando parecia que metade do mundo estava a jogar Elden Ring. A elevada dificuldade do jogo, algo que sempre me tinha afastado do género, acabou por se tornar o seu maior ponto de interesse, sentindo-me francamente realizado quando o acabei.
Quando Black Myth Wukong foi anunciado, título obviamente inspirado nos jogos da FromSoftware e também no franchising God of War, a expectativa era grande. Felizmente, na minha opinião, superou as expectativas.

Inspirado na história de Journey to the West, tendo como protagonista um “herdeiro” de Sun Wukong, Black Myth Wukong leva-nos numa aventura inspirada pela mitologia chinesa, sendo o primeiro título que o faz de forma tão impressionante.
Mesmo para quem tem pouco conhecimento da temática em questão, Black Myth Wukong faz um excelente trabalho a apresentar as figuras mitológicas que fazem parte deste universo.
O jogo consegue captar o nosso interesse não só pela maneira como os personagens que vamos enfrentado ao longo do caminho estão caracterizados e nos incríveis combates que travamos contra eles, mas também por dedicar animações belíssimas e detalhadas a vários pontos fulcrais da história. Para além disso, a banda sonora é gloriosa e conta com muitos piscares de olho a adaptações prévias de Journey to the West.

Se visualmente e narrativamente é impressionante, a nível de jogabilidade também está excelente. Sendo um jogo em que controlamos apenas um personagem e que rapidamente se poderia tornar monótono, a variedade de stances que podemos utilizar, os diferentes feitiços e a capacidade de mudarmos os atributos do nosso personagem ao longo do jogo e aperfeiçoá-lo de maneira específica para cada batalha, tornam a vertente estratégica do jogo muito apelativa.
Na minha experiência pessoal, posso dizer que nunca me senti enfadado a jogar Black Myth Wukong. Sendo um jogo de elevada dificuldade, onde alguns bosses dão vontade de atirar o comando à parede, o alto nível de customização do nosso personagem fez-me ponderar bastante sobre qual a melhor estratégia para enfrentar alguns dos adversários mais temíveis do jogo.
Tal como nos jogos da FromSoftware, a comunidade online e a frustração partilhada em alguns dos momentos mais desafiantes do jogo, ajudaram-me a nunca desistir. É possível, é sempre possível com dedicação e paciência.
Quando o jogo foi anunciado há uns anos, vou ser sincero, parecia demasiado ambicioso, especialmente vindo de um estúdio desconhecido e de um mercado que estava longe de se afirmar neste género de videojogos. No entanto, o título final acabou por não só cumprir as expectativas, como superá-las, com muita da comunidade gamer a considerá-lo como grande candidato a jogo do ano.
Black Myth Wukong é um marco na indústria dos videojogos chineses, assumindo-se como o primeiro título que afirma o potencial e poderio que os estúdios chineses podem alcançar. Mas indo para lá dos recordes de vendas e do enorme sucesso que este título tem alcançado, Black Myth Wukong é um jogo especial, uma enorme homenagem ao universo de Journey to the West e uma experiência em que todo o esforço que dedicamos para o acabar nos faz sentir recompensados. Mal posso esperar pelo DLC.
