Burning Ice (无证之罪) é uma série de TV adaptada a partir do livro homónimo de Zijin Chen (cuja tradução para inglês é The Untouched Crime).
Na fria cidade de Harbin, a força policial desespera quando um serial killer, cuja imagem de marca é deixar um boneco de neve perto dos corpos das suas vítimas, volta a atacar após um longo tempo de inactividade. Com poucas pistas e sem grande rumo no caso, o chefe da polícia local decide chamar Liang Yan (Hao Qin), um antigo detective do seu esquadrão que foi suspenso devido a mau comportamento e despromovido para patrulha. Com a promessa de que se resolver o caso volta a ter o seu antigo trabalho, Liang Yan começa a trabalhar com o departamento de homicídios local, liderado pela detective Lin (Wang Zhen Er), com o objectivo de resolver o caso.
Aumentar

Simultaneamente, Yu Guo (Xu Dai) e Hui Ru (Deng Jia Jia), antigos conhecidos dos tempos da escola, envolvem-se num estranho caso de homicídio, sendo ajudados por um misterioso homem, Luo Wen (Lu Yao), que os ajuda a limpar a cena do crime. A partir desse momento, a vida de ambos muda e têm de trabalhar em conjunto com Luo Wen para evitarem ser presos, num caso que acaba por ficar ligado à grande investigação que a polícia tem nas suas mãos.
Burning Ice é uma série um pouco diferente do habitual das séries chinesas (para o positivo). Criado pela plataforma iQiyi (o Netflix chinês, também responsável pelo excelente Yu Zui), Burning Ice conta com apenas doze episódios de uma hora, o que lhe permite contar a história de maneira directa, sem entrar em enredos secundários como muitas das séries feitas para TV na China. Além disso, a série tem um nível de violência acima da média e a maior parte dos personagens não são propriamente cidadãos modelo, mesmo os que fazem parte da força policial.
Aumentar

Correndo o risco de entrar no campo dos spoilers, o enredo da série não anda à volta da procura da identidade do serial killer (Snowman), pois tal é óbvio após os primeiros episódios. O enredo da série concentra-se em descobrir os motivos que o levaram a cometer os crimes, tornando-se a partir desse momento o enredo mais complexo, numa trama onde quase todos os personagens da série ficam envolvidos.
Além do enredo interessante, os actores da série fazem também um bom trabalho, com destaque para Hao Qin (que interpreta o papel de Liang Yan) e Lu Yao (que interpreta o papel de Luo Wen). O casal formado por Xu Dai e Deng Jia Jia também merece destaque devido ao desenvolvimento que os personagens de ambos têm ao longo da série. Wang Zhen Er (Detective Lin) podia ter um pouco mais de destaque na série, mas tem uma excelente química com Hao Qin sempre que contracenam juntos, formando uma dupla de detectives que felizmente vamos ter a oportunidade de ver a resolver mais casos (a segunda temporada da série já foi anunciada).
Aumentar

Um dos pontos altos da série é a fotografia, que é bastante cinematográfica. A cidade de Harbin adequa-se perfeitamente ao ambiente sombrio da série, com o tremendo frio e a falta de luz que se faz sentir na província de Heilongjiang durante os meses de Inverno a ajudar a moldar o ambiente noir (como em Black Coal, Thin Ice).
Burning Ice foi uma boa surpresa e apresenta um modelo que espero que mais séries chinesas sigam no futuro. Os direitos da série foram vendidos à Netflix, por isso é de esperar que um dia esta apareça no catálogo português. Vale muito a pena, é esperar que a iQiyi continue a produzir conteúdo assim.
Fonte das imagens: Google Images