Black Coal Thin Ice (白日焰火) é um thriller de 2014 realizado por Diao Yinan, com Fan Liao, Gwei Lun-mei (桂纶镁) e Xuebing Wang nos principais papéis.
Em 1999, numa cidade em Heilongjiang, vão aparecendo membros de um corpo em variados carregamentos de carvão em diferentes partes da cidade. Sendo chamada a polícia ao local para iniciar a investigação, é o detective Zhang (Fan Liao) que fica encarregue deste sórdido caso. Descobrindo que o corpo pertence a um trabalhador local de seu nome Liang Zhijun, a investigação acaba de forma dramática quando Zhang e os seus parceiros tentam prender um dos suspeitos do crime.
Aumentar

Passando a narrativa para 2004, Zhang deixou a força policial e é actualmente um segurança que caiu no alcoolismo. Um dia é chamado por Wang, o seu antigo parceiro, que lhe relata que mais dois homicídios foram cometidos da mesma forma que no caso que levou a carreira de Zhang a cair em desgraça. Em todos estes casos há uma pessoa em comum, Wu Zhizhen, uma empregada de uma lavandaria local e viúva de Liang Zhijun. A partir deste momento Wang intromete-se na investigação policial, tornando-se Wu Zhizhen o principal foco da sua atenção.
Black Coal Thin Ice é um filme neo-noir, cuja cidade em que se passa a acção ajuda a criar um ambiente bastante sombrio à volta desta história macabra. A maior parte da narrativa do filme passa-se durante o Inverno, servindo as condições meteorológicas como uma espécie de metáfora sobre a personalidade dos protagonistas do filme.
Aumentar

O protagonista do filme é um personagem obsessivo, cujas relações afectivas que manteve ao longo da vida acabaram por não ir a lado nenhum. À medida que vai investigando o caso, a sua obsessão pela femme fatale da película vai crescendo, chegando a níveis quase insuportáveis para o próprio. Wu Zhizhen, a femme fatale, é uma personagem melancólica cuja aparência inocente desperta a atenção de vários homens da cidade.
Nesta cidade escura e enregelada, um número de personagens e acontecimentos bizarros vão aparecendo à frente de Zhang à medida que este vai progredindo na investigação. Há uma melancolia inerente nas pessoas que habitam neste local, passando-se a acção do filme numa cidade que parece desprovida de alegria e esperança.
Aumentar

A fotografia é um dos destaques do filme. As imagens transmitam só por si o ambiente decadente desta cidade e das pessoas que nela habitam. Num filme em que os diálogos não são muitos, as imagens falam por si.
As interpretações do filme são bastante convincentes, especialmente as de Fan Liao e Gwei Lun-Mei. Ambos os actores foram galardoados pela interpretação neste filme, com Fan Liao a vencer o Urso de Prata para melhor actor no festival de Cinema de Berlim e Gwei Lun-Mei a vencer o Golden Horse para melhor actriz feminina.
Black Coal Thin Ice foi um filme que me surpreendeu. O realizador conseguiu criar um ambiente único nesta cidade, transformando este vilarejo no meio do nada na China num local misterioso e estranho, onde é difícil de decifrar qual será o desenlace da história.
Fonte das imagens: Google Images