Right Now, Wrong Then (지금은맞고그때는틀리다) é um filme sul-coreano realizado por Hong Sang-soo com Jung Jae-young e Kim Min-hee nos principais papéis. Este texto contém alguns spoilers sobre o enredo do filme.
Raramente somos nós próprios quando conhecemos uma pessoa que nos desperta o interesse. Mostramos a nossa melhor versão, mesmo que essa versão seja uma fantasia criada na nossa mente da pessoa que queremos ou pensamos ser. É com essa ideia em mente que Right Now, Wrong Then analisa as particularidades das relações humanas.
Aumentar

Ham Cheon-Soo (Jung Jae-Young) é um realizador de filmes independentes que viaja até Suwon para a exibição de um dos seus filmes. Ao andar pela cidade, repara numa bela rapariga, Heejung (Kim Min-hee), com quem mete conversa e aproveita o seu estatuto como realizador famoso para passar o dia com esta, numa história que nos é mostrada de dois-pontos de vista diferentes com resultados divergentes.
Right Now Wrong Then é um filme dividido em duas partes, em que nos é mostrado o mesmo encontro com abordagens diferentes à interacção humana. É difícil discernir qual das partes é fantasia e qual é realidade, ou se são apenas o resultado das decisões que tomámos a partir da forma com decidimos abordar as pessoas.
Aumentar

Na primeira parte do filme, a interacção é feita através de premissas falsas, com ambos a mostrarem o seu melhor “eu” e omitindo todos os defeitos que vão sendo descobertos ao longo da noite através de certos pormenores ou observações de terceiros.
O interessante desta primeira parte do filme é que acreditamos piamente no que os personagens dizem, nesta versão idílica do seu ser que parece saída dos filmes de Richard Linklater, onde os personagens no primeiro encontro são as pessoas mais interessantes possíveis.
Na segunda parte do filme temos a versão “honesta” deste encontro. A visão idílica dos personagens desaparece e estes assumem desde o início as suas maiores falhas, sendo brutalmente honestos um com o outro, levando-os a vários momentos constrangedores.
No entanto, esta honestidade leva também a uma empatia crescente entre ambos e também com os espectadores.
Aumentar

Para além da forma peculiar e interessante como o realizador decidiu contar esta história dupla, a cinematografia do filme é bastante detalhada, com o realizador a decidir mudar certos ângulos da câmara entre as duas histórias para captar melhor certas expressões dos actores.
Por falar nos actores, o duo de protagonistas do filme, Jung Jae-young e Kim Min-hee, têm uma interpretação soberba, sendo completamente hipnóticos e conseguindo com que este filme de duas horas passe num instante.
Ambos são muito cativantes, especialmente quando a história muda de ângulo e os vemos a fazer o mesmo papel numa abordagem completamente diferente.
Aumentar

Right Now, Wrong Then é mais uma pérola do cinema coreano do novo século, tendo vencido o prémio de melhor filme no 68.º Festival de Locarno, em que Jung Jae-young também arrecadou o prémio de melhor actor.
Embora seja um filme que lida com relações, acaba por se distanciar do drama normalmente associado a esta temática e acaba por se tornar numa experiência bastante cómica.
É provavelmente um dos melhores filmes sobre relações e a forma como interagimos com os outros que tive oportunidade de ver, fazendo-nos recordar alguns momentos da nossa vida e repensar como abordamos certas situações.