Uomini si nasce poliziotti si muore (Live Like a Cop, Die Like a Man) é um filme italiano de 1976 realizado por Ruggero Deodato com Marc Porel e Ray Lovelock nos principais papéis.

O género poliziotteschi está recheado de pérolas, sendo uma pena que Portugal não tenha grande tradição nos filmes policiais de acção.

Em Itália este género é responsável por algumas pérolas cinematográficas dos anos sessenta e sessenta em que a violência e acção intensa dos filmes disfarçam o enredo simples e fraca interpretação de alguns dos actores.

Em Uomini si nasce poliziotti si muore (Live like a cop, die like a man), os heróis da história são Fred (Marc Porel) e Tony (Ray Lovelock), dois polícias rebeldes para quem as regras que devem seguir como agentes da lei não interessam muito. Os dois têm uma relação bastante fraternal, sendo até um pouco homoerótica. Partilham casa e quarto, andam sempre juntos na mesma mota e embora se revejam como mulherengos, os seus interesses amorosos acabam sempre por ser partilhados por ambos.

O filme abre com uma cena excelente de perseguição em motas após o assalto mais brutal de sempre a uma senhora que vai a passear na rua. Após cerca de dez minutos de acrobacias em cima de motos pelas ruas de uma cidade Italiana (que conta com uma cena de atropelamento pelo meio), os nossos heróis acabam por apanhar os criminosos, com Fred a lidar de maneira bastante peculiar com um deles.

Após esta cena de introdução icónica, somos informados que Fred e Tony pertencem a uma força especial de intervenção da polícia, cujo objectivo é deter criminosos antes que eles cometam crimes.

Embora haja um vilão no filme, o sádico mafioso Roberto Pasquini, a primeira hora do filme dedica-se a mostrar-nos Fred e Tony em acção contra criminosos vulgares, utilizando as suas técnicas brutais e sádicas para os deter. Quando Fred e Tony finalmente se focam em deter Pasquini, somos brindados com uma competição de sádicos, com Fred e Tony a rivalizarem com Pasquini no nível de perversão a que chegam para cumprir os seus objectivos.

Uomini si nasce poliziotti si muore é um filme bastante divertido, que conta com dois heróis bastante cool mas sem grande inteligência, cenas de acção excelentes (especialmente a cena de introdução do filme e uma numa pedreira já mais perto do final do filme), diálogos cómicos e uma cena de sexo bastante bizarra a meio. Uomini si nasce poliziotti si muore é uma das razões pelas quais este tipo de filmes originários de Itália acumularam tantos fãs ao longo dos anos.