Holy Flame of the Martial World (武林聖火令’) é um filme de 1983, realizado por Lu Chu-Kun, com Leanne Lau, Siu Chung Mok e Jason Piao Pai nos principais papéis.

A maioria dos filmes que já vi dos estúdios Shaw Brothers têm uma quantidade razoável de fantasia, mas normalmente não entram directamente no campo dos super poderes e figuras míticas.

Realizado no início dos anos oitenta, uma época em que os filmes de artes marciais experimentavam com o género do fantástico, Holy Flame of the Martial World é a antítese do aborrecimento.

Aumentar

HFMW5
Holy Flame of the Martial World (1983)

Tal como na maioria dos filmes do estúdio, o enredo não é propriamente a parte mais rica do filme, sendo novamente a execução da história que merece todo o destaque.

Holy Flame of the Martial World conta a história de duas crianças separadas quando eram bebés devido à morte dos seus pais, guardiões da chama sagrada, e a história de redenção e vingança que acontece dezoito anos depois (cujo desfecho não será difícil de imaginar).

O que difere Holy Flame of the Martial World de outros filmes do estúdio é que parece que todas as ideias que surgiram na cabeça do realizador e argumentistas do filme foram aprovadas pelo estúdio. Fantasmas? Sim. Espadas voadoras? Sim. Ataques de riso mortais? Sim. Todas as pessoas voam? Sim. Dedos que disparam “lasers” mortais? Sim. Lutas com caracteres chineses? Sim.

Aumentar

HFMW2
Holy Flame of the Martial World (1983)

Penso que não será preciso continuar a enumerar coisas para se entender que Holy Flame of the Martial World é não só um divertidíssimo filme de artes marciais, mas também um espectáculo de efeitos especiais. Embora sejam rudimentares, adaptam-se perfeitamente não só ao estilo do filme, mas também ao que o estúdio já nos habituou em algumas das suas obras mais antigas.

Outro dos atractivos deste filme é também o equilíbrio que há entre géneros, com uma das vilãs, Tsing Yin (Leanne Lau), a liderar um sector de guerreiras que repudiam a presença de homens no seu templo. Não só por aqui fica a presença feminina, com o equilíbrio a estender-se ao longo do filme e a batalha final a dar destaque igual a ambos os géneros.

Os personagens são mais que muitos e quase todos entram nas cenas de acção do filme, que raramente tem um momento de pausa. As cenas de acção movem-se a uma velocidade alucinante, especialmente na batalha final que parece saída de um anime.

Aumentar

HFMW5
Holy Flame of the Martial World (1983)

Falando agora como um homem velho, como é possível que os estúdios multimilionários de hoje em dia, com todos os recursos do mundo e efeitos especiais de última geração, criem cenas de acção muito menos originais e bastante mais feias que as presentes em Holy Flame of the Martial World?

Holy Flame of the Martial World surpreendeu-me. Esperava um filme dentro do “normal”, com alguns elementos do fantástico e meia dúzia de efeitos especiais. Holy Flame of the Martial World é um all-in dentro do género, com o estúdio a não ter medo de exagerar em todos os campos, resultando numa obra bastante original e num dos filmes mais memoráveis e divertidos do estúdio Shaw Brothers.

Trailer do filme

Fonte das imagens: Google Images