In the Heat of The Sun (阳光灿烂的日子) é um filme realizado por Jiang Wen (姜文) inspirado no livro homónimo de Wang Shuo (王朔), com Xia Yu (夏雨), Ning Jing (宁静) e Tao Hong (陶红) nos principais papéis.

A época da Revolução Cultural foi uma das alturas mais conturbadas da história da China no século XX. Sendo do conhecimento geral a loucura e sadismo que afetou grande parte da população durante essa época, In the Heat of The Sun, primeiro filme que Jiang Wen lançou como realizador, tem a sua história situada nesse espaço temporal, mas afastando-se dos eventos mais tumultuosos e focando-se na vida de alguns dos jovens mais privilegiados dessa altura.

Aumentar

In the Heat of the Sun
Mo Xiaojun passa os dias a vaguear por Pequim. (In the Heat of the Sun)

A acção do filme passa-se quase toda em Beijing, numa altura em que a cidade se encontrava quase deserta. A maior parte dos jovens universitários e adultos estavam espalhados por todo o país em acções revolucionárias. Beijing torna-se assim o recreio das crianças e jovens em idade escolar que foram deixados para trás, que passam os dias a fumar, a invadir casas vazias e a formar pequenos gangues que tentam tomar conta de zonas estratégicas da cidade. Entre uma dessas crianças encontra-se Ma Xiaojun, um jovem, filho de um soldado, que pouco liga à escola, preferindo passar os dias a passear com os seus amigos e a entrar em casas alheias graças ao seu talento para abrir fechaduras.

In the Heat of the Sun foca-se na vida deste jovem, que sonha um dia seguir as pisadas do pai e tornar-se um herói da revolução. As suas memórias são exploradas ao longo do filme, construindo uma história em que nem tudo o que é contado corresponde à realidade, criando uma certa aura surrealista durante o desenrolar da história.

Aumentar

In the Heat of the Sun
A relação entre Mo Xiaojun e Mi Lan é um dos focos do filme. (In the Heat of the Sun)

A Revolução Cultural em si é pouco abordada de forma directa, sendo mais referenciada a partir de pequenos pormenores inteligentemente inseridos que evidenciam a situação tempestuosa pela qual o país passava na altura.

O maior foco da película está na relação que o protagonista tinha com os seus amigos, vistos quase como irmãos, nos seus primeiros amores, em que a relação com Mi Lan (Ning Jing) se destaca entre as outras e, principalmente, no sentimento geral de alienação que todos estes jovens sentiram durante aquela altura, passando os seus dias a vaguear por uma enorme cidade sem grande perspectivas do que seria o seu futuro.

O filme está recheado de pormenores fantásticos, como a forma como os jovens acolhiam visitantes estrangeiros no seu país, as sessões de cinema soviético a que assistiam enquanto os responsáveis políticos viam as mais novas produções americanas para analisar o seu “conteúdo venoso” e as várias facções que se criavam entre jovens em Pequim dependendo da classe trabalhadora a que os seus pais pertenciam.

Aumentar

In the Heat of the Sun
Enquanto o país se encontra em completo caos, alguns jovens mais privilegiados tentavam fazer sentido do que se estava a passar no seu país. (In the Heat of the Sun)

In the Heat of the Sun é um filme bastante belo, que se foca numa temática pouca abordada da altura em questão. Embora não se foque nas partes mais tumultuosas da Revolução Cultural, consegue também mostrar de maneira mais surrealista e indirecta o sentimento de confusão e dificuldade em fazer sentido do que se estava a passar da altura.

É uma obra meio autobiográfica do realizador do filme, afastando-se um pouco do livro em que foi inspirado. O jovem protagonista chega mesmo a ser fisicamente parecido com o realizador, que recorda neste algumas das memórias mais marcantes da sua juventude, mas sempre sem dar a certeza que foi mesmo assim que as coisas se passaram. Tal como o mesmo afirma no início do filme (lançado vinte anos após a época em que a acção do mesmo se passa), é difícil imaginar que Beijing numa determinada altura foi assim. Agora que já passaram quase cinquenta, ainda mais difícil fica.

Trailer do filme.

Fonte das imagens: Google Images