The Raid 2: Berendal é um filme de acção indonésio realizado por Gareth Evans com Iko Uwais, Arifin Putra e Julie Estelle nos principais papéis.

Há uns anos, quando vi o primeiro The Raid, fiquei impressionado pelo festival de acção protagonizado por Iko Uwais, que limpava tudo o que lhe aparecia à frente durante uma subida frenética a um arranha-céus em Jakarta. Passado alguns anos depois do planeado, finalmente vi a sequela.

Aumentar

The Raid 2
The Raid 2: Berendal (2014)

The Raid 2: Berandal é um filme diferente do primeiro. O universo deixa de estar confinado a um único edifício e expanda-se para todo o submundo do crime da Indonésia. Após os eventos do primeiro filme, Rama torna-se um agente infiltrado determinado a acabar com a corrupção abundante que reina à sua volta. Indo para a prisão para cumprir o seu objectivo, cria laços de amizade com o filho de um dos senhores do crime, acabando a trabalhar para a sua organização após ser libertado. O que se segue é o habitual: porrada velha a tudo o que aparece à frente.

Se este segundo filme não conta com a intensidade do primeiro, também por ser bastante mais longo, o universo criado é igualmente incrível e a qualidade das cenas de acção é igual ou superior. The Raid 2 está longe de tentar ser um filme realista, com alguns dos vilões a terem habilidades especiais dignas de famosas séries de animação. Com excelentes cenas de acção ao longo de todo o filme, a acção fica ainda mais intensa quando o final se aproxima, com a última meia hora do filme a poder ser descrita como uma avalanche de violência protagonizada por Iko Uwais.

Aumentar

The Raid 2
The Raid 2: Berendal (2014)

As cenas de violência em The Raid 2 são brutais, algo já visto no primeiro filme e noutras obras que vieram depois como The Night Comes For Us. Fracturas expostas, membros a voar e jorradas de sangue são comuns, num filme que não é propriamente recomendado para aqueles que são facilmente impressionáveis. Além do protagonista, dois dos adversários ficam na memória, a Mulher Martelo (a magnífica Julie Estelle) e o Homem Taco de Basebol (Very Tri Yulisman), que tal como os nomes indicam, utilizam os objectos em que são especialistas para protagonizar um divertidíssimo espectáculo de violência.

The Raid 2 é uma pérola do cinema de acção moderno e umas das principais razões que torna Iko Uwais numa das melhores estrelas deste género de filmes da actualidade. Com Hollywood a continuar a não saber dar-lhe o melhor uso, pondo-o normalmente em produções de qualidade mediana ou papéis secundários, é esperar que Iko Uwais e o fantástico grupo de actores de acção que normalmente entram nestas pérolas continuem a produzir muito mais obras no futuro que não estejam condicionadas pelas exigências dos grandes estúdios americanos.

Aumentar

The Raid 2
The Raid 2: Berendal (2014)

No entanto, é já muito positivo que a Netflix invista cada vez mais neste género de filmes, como podemos ver pelo excelente The Night Comes for Us, lançado alguns anos após esta pérola.

Embora seja um pouco longo, devido ao desenvolvimento enorme da história quando comparado com o primeiro, The Raid 2: Berendal é uma sequela que vale muito a pena ver. É violento, é macabro, pode ser chocante para alguns, mas para os que gostam deste tipo de filmes é visualmente impressionante e bastante divertido.

Trailer do filme.