The Final Master (师父) é um filme de artes marciais de 2015 realizado por Xu Haofeng (徐浩峰) com Liao Fan (廖凡), Jiang Wenli (蒋雯丽) e Song Yang (宋洋) nos principais papéis.

Chen (Liao Fan) é um mestre de Wing Chun que chega a Tianjin com o objectivo de abrir uma escola de artes marciais. Sendo um dos últimos mestres a dominar a arte de Wing Chun e a conhecer os seus segredos, Chen decide estabelecer-se nesta cidade, reconhecida pela prática de artes marciais, com o intuito de passar a sua arte a novos discípulos. Para tal efeito, Chen decide aliar-se a Zheng (Chin Shi-Chieh), o grande mestre da comunidade de artes marciais de Tianjin, que partilha com Chen a opinião que as artes marciais devem ser ensinadas a um público mais amplo e não apenas a um número reduzido de discípulos.

Sendo um forasteiro, Chen necessita de treinar um aprendiz e conseguir com que este derrote os melhores atletas de oito escolas locais de forma a assegurar o direito de estabelecer a sua escola nesta cidade. Chen acaba por aceitar como aprendiz Geng Liangchen (Song Yang), um trabalhador local com uma aptidão especial para a prática de artes marciais.

Aumentar

The Final Master
A relação entre o protagonista e sua esposa é bastante peculiar. (The Final Master)

Embora pela descrição do enredo o filme possa parecer um clássico de artes marciais ao estilo do estúdio Shaw Brothers, a verdade é que The Final Master é um filme um pouco diferente. Escrito e realizado por um dos argumentistas de The Grandmaster (filme sobre Wing Chun realizado por Wong Kar Wai), The Final Master é bastante mais similar a este último, apresentado uma estética bastante estilizada e um enredo interessante que o afasta da maior parte dos filmes de artes marciais tradicionais.

Chen chega à cidade com um objectivo definido. O plano que delineia para o concretizar é bastante particular, tomando algumas decisões moralmente duvidosas para o concretizar. Toda a intriga que envolve a concretização do objectivo de Chen e a luta política pelo lugar que vai ser deixado em vago por Zhen, o atual grande mestre de artes marciais de Tianjin, tornam o enredo do filme bastante interessante e uma das principais razões pelas quais o filme capta a atenção do espectador.

Mas nem só no enredo o filme é forte, o trabalho dos actores também é de destacar, especialmente o do protagonista Liao Fan (cujo papel em Black Coal Thin Ice também é excelente) e de Jiang Wenli, que faz o papel de Zhao, uma mulher local que se torna esposa de Geng por conveniência. Embora o casamento não surja pelas razões mais convencionais, vai sendo criada uma relação peculiar de cumplicidade entre ambos ao longo que o filme avança, tornando-se esta relação também um dos focos da película. O enredo do filme está bastante bem no geral, tornando-se até os papeis menores no filme de alguma forma memoráveis, pois todos os personagens têm algo a acrescentar ao desfecho final do filme.

Aumentar

The Final Master
Chen aceita Geng Liangchen como seu discípulo. (The Final Master)

As cenas de artes marciais não abundam, mas as que estão presentes são excelentes. Embora o filme tenha sido vendido como um épico de artes marciais, a verdade é que se move a um ritmo lento, dando bastante foco à história e só destacando as cenas de acção quando estas têm um valor fulcral para o enredo do filme. O número reduzido de cenas de acção faz com que estas tenham sido bastante trabalhadas, sendo todas um deleite para os olhos, destacando-se, no entanto, a belíssima sequência final do filme.

O filme transporta-nos para uma cidade de Tianjin pré-segunda guerra mundial onde a influência estrangeira se mistura com a cultural local, criando-se assim cenários belíssimos que são devidamente aproveitados pela excelente cinematografia do filme, que retira bastante influência não só dos filmes de Wong Kar Wai, mas também dos clássicos do estúdio Shaw Brothers, adotando um estilo um pouco invulgar que funciona bem.

Aumentar

The Final Master
Geng Liangchen (Song Yang) é parte vital do plano do seu mestre. (The Final Master)

A banda sonora é simples, mas eficaz. Num filme cuja acção se situa na primeira metade do século XX, a banda sonora não recorda em nada essa época, sendo utilizados trechos musicais minimalistas que enfatizam momentos específicos de certas cenas.

The Final Master é, na minha opinião, um excelente filme. Considero-o superior a The Grandmaster, especialmente pela forma como a história deste é construída e como todos os elementos que compõe o filme se conjugam tão bem. É sem dúvida um filme recomendado não só para fãs de filmes de artes marciais, mas também a fãs de cinema no geral.

Trailer do filme.

Fonte das imagens: Google Images