Police Story (警察故事) é uma comédia de acção policial de Hong Kong de 1985, realizada e protagonizada por Jackie Chan (成龙), contando também com Brigitte Lin (林青霞) e Maggie Cheung (張曼玉) nos restantes papéis principais.
Em 1985, Jackie Chan teve uma experiência bastante frustrante ao gravar o filme “The Protector”, que supostamente seria a obra que o tornaria numa grande estrela de acção em Hollywood. Devido a vários desentendimentos com o realizador desse filme, que acabou por ser um flop, Jackie voltou para Hong Kong determinado a fazer um filme de acção policial que reflectisse tudo o que ele desejava.
Já tendo alguma fama em Hong Kong na altura, Jackie Chan assumiu o projecto como realizador, investindo o seu próprio dinheiro, utilizando até o seu carro e casa durante as gravações.
Aumentar

No filme, a polícia de Hong Kong tem como missão prender um barão do crime de seu nome Chu Tao (Chor Yuen). No entanto, e embora o consigam prender durante a operação caótica que se desenrola no início do filme, necessitam do testemunho de Selina Fong (Brigitte Lin), secretária de Chu Tao, para se certificarem que este é condenado.
Isto leva a que Chan Ka-Kui (Jackie Chan), a mais recente estrela da polícia local, fique encarregue da protecção de Selina até ao dia do julgamento. Obviamente que esta tarefa não será fácil para o carismático herói do filme, que utiliza toda a sua habilidade para escapar às várias ratoeiras que o barão do crime vai colocando no seu caminho.
Aumentar

Dividindo-se o filme basicamente entre cenas de acção intercaladas com cenas de comédia física muito típicas do estilo pelo qual Jackie Chan ficou reconhecido, “Police Story” é uma comédia de acção onde Jackie Chan e a sua equipa voltam a surpreender com a qualidade e audácia das acrobacias.
A coreografia das cenas de luta é excelente e as cenas de acção que aparecem durante o filme são algumas das melhores da carreira de Jackie Chan. É impressionante a dedicação que todos os envolvidos no filme dedicaram à produção deste, colocando até a sua vida em risco devido ao risco elevado que algumas das acrobacias requeriam.
As cenas de comédia são na sua maior parte de humor físico e aproveitam para humanizar o personagem principal do filme, que se apresenta como um polícia meio simplório.
Aumentar

Além da boa prestação de Jackie Chan, a presença de duas excelentes actrizes como Brigitte Lin e Maggie Cheung ajudam a aumentar a qualidade do filme. Brigitte Lin, que é obrigada a ser testemunha do caso e não fica propriamente satisfeita com essa situação, faz um excelente duo cómico com Jackie, protagonizando com este algumas das cenas mais engraçadas do filme.
Maggie Cheung tem neste filme um dos primeiros papéis da sua carreira, assumindo o papel de May, a namorada de Chan Ka-Kui que se vê arrastada para o meio deste caso de forma quase involuntária.

Police Story é um marco do cinema de acção de Hong Kong, sendo também visto como um dos melhores filmes de Jackie Chan. O filme despoletou o seu próprio franchising, contando hoje em dia já com seis filmes debaixo da sua chancela.
Police Story (警察故事) é um excelente filme, um obrigatório do cinema de Hong Kong e uma das melhores demonstrações das razões que levam Jackie Chan a ser um actor e realizador venerado por esse mundo fora.
Fonte das imagens: Google Images