City of Rock (缝纫机乐队) é uma comédia de 2017 realizado por Da Peng (董成鹏) com Da Peng, Guli Nazha (گۈلنەزەر بەختىيار) e Shan Qiao nos principais papéis.

Da Peng ganhou notoriedade na China através do seu talk show. O seu programa online chegou mesmo a ter algum destaque fora da China após se envolver numa polémica de plágio com o programa de Conan O’Brien. Mais recentemente realizou o filme Pancake Man, uma sátira aos filmes de super-heróis com um enredo similar ao de Bowfinger. Em 2017, Da Peng lançou o seu esperado segundo trabalho como realizador, uma comédia onde a música rock tem um papel de destaque.

Aumentar

City of Rock
O filme contém bastantes cenas absurdas. (City of Rock)

Da Peng é Cheng Gong, um antigo músico que trabalha como agente. Com clientes que não são propriamente um sucesso, Cheng Gong decide aceitar uma proposta de trabalho de Hu Liang, um músico originário da cidade de Ji’An, conhecida em tempos como a “Cidade do Rock”.  Hu Liang contrata Cheng Gong para ser o gerente da sua banda e o ajudar a vencer um concurso de música local. Hu Liang alimenta a esperança de ganhar o concurso para que possa impedir a demolição de um parque na sua cidade dedicado à música rock. O problema é que Hu Liang não tem uma banda, ficando a cargo de Cheng Gong procurar músicos que queiram formar uma banda com o seu novo cliente.

City of Rock não é uma obra prima, mas é um filme divertido. O filme presta homenagem a muitas das grandes figuras do rock chinês das últimas décadas, com bastantes cameos de músicos conhecidos ao longo do filme. A banda sonora do filme é um dos pontos altos, especialmente com a quantidade de músicas de Cui Jian e Beyond que estão presentes. A comédia do filme é similar à de muitos filmes chineses, com o humor físico e bizarro a terem o maior destaque.

Aumentar

City of Rock
O filme conta com a presença de alguns nomes reconhecidos da música rock chinesa. (City of Rock)

Os actores que formam a banda são bastante engraçados, especialmente o mais velho do grupo, que acaba por se revelar um Deus da guitarra. Guli Nazha (estrela de Fighter of Destiny) começa a destacar-se bastante no meio cinematográfico na China, revelando uma boa química com Da Peng ao longo do filme. As partes musicais do filme são o ponto alto do filme, não só pela música, mas também pelo seu valor cómico, especialmente na surpreendente sequência final do filme.

City of Rock não é uma obra-prima da comédia chinesa, mas é um filme engraçado que nos leva numa viagem nostálgica pela história do rock chinês, sendo provavelmente mais apelativo para os fãs de música chinesa.

Trailer do filme.

Fonte das imagens: Google Images