The Banquet Bug (赴宴者) é um livro escrito por Yan Geling (严歌苓), publicado em 2006, que se foca na história de Dan Dong, um ex-operário fabril que inesperadamente encontra uma nova carreira.
Dan Dong é um ex-operário fabril que mora com a sua esposa Little Plum em Beijing. Passando por dificuldades económicas, Dan Dong decide candidatar-se ao lugar de segurança num hotel. Ao chegar ao hotel é confundido com um jornalista, acabando por participar num banquete de beneficência onde se encontram bastantes membros da imprensa e pessoas influentes na sociedade. Estupefacto com a quantidade de comida disponível e com o dinheiro que lhe é oferecido para o “incentivar” a escrever um bom artigo sobre o evento, Dan Dong decide começar a fingir que é jornalista com o objectivo de participar frequentemente neste tipo de eventos.
Começando mesmo a escrever alguns artigos sobre a qualidade da comida presente nestes eventos, Dan Dong começa a ficar preocupado quando é iniciada uma investigação para capturar as pessoas que, tal como ele, são “Parasitas dos Banquetes”.
Aumentar

Ao longo desta sua nova “carreira”, Dan Dong começa lentamente a afastar-se da culpa de ser um burlão quando repara que a maior parte das pessoas são como ele, fazem de conta que são uma coisa mas na verdade são outra. Os personagens da obra são caricaturas de vários aspectos da sociedade contemporânea chinesa que a autora quis criticar.
Os temas supérfluos que motivam a maior parte dos banquetes servem como fachada para os novos ricos esbanjarem o seu dinheiro a desfrutar de refeições de luxo. Tudo é fachada em The Banquet Bug. Os jornalistas mexem-se por motivações pessoais e egoístas e não pelo valor moral do seu trabalho. As prostitutas fazem-se passar por estudantes universitárias para cativar clientes estrangeiros. Os intelectuais não primam pela inteligência, demonstrando uma inseguridade tremenda. A bondade de alguns dos personagens com menos meios económicos é vista como um defeito, tornando-se presas fáceis nesta sociedade implacável.
Aumentar

Mais que tudo é criticado o poder do capitalismo na sociedade, com pessoas abastadas a conseguirem tomar decisões importantes sobre a vida de outros simplesmente porque podem, mesmo quando o assunto não lhes diz grande coisa. A corrupção e as situações precárias de muitos trabalhadores nas grandes metrópoles na China são outros dos temas abordados em The Banquet Bug.
Dan Dong é uma espécie de anti-herói nesta obra. O protagonista é um simplório com um passado difícil cuja personalidade se vai deteriorando à medida que vai subindo na sociedade à custa das suas mentiras. A sua esposa por outro lado é o único personagem que parece incorruptível, não se deixando iludir pelo novo-riquismo. Ao longo de toda a obra mantém uma visão simples das coisas e é sincera em todos os momentos, mesmo quando tal é prejudicial para a sua situação e a do seu marido.
The Banquet Bug foi o primeiro livro escrito completamente em inglês por Yan Geling (autora que também escreveu o livro The Lost Daughter of Happiness). É uma obra cativante e que através do ridículo nos dá uma visão muito interessante sobre o impacto social do desenvolvimento económico nos últimos anos na China.
Fonte das imagens: Google Images