“The Lost Daughter of Happiness” é um livro escrito por Yan Geling (严歌苓), publicado em 1996, cuja história se foca na vida de uma prostituta chinesa no final do século XIX em São Francisco.

Em 1882 foi instaurado o “Acto de Exclusão de Chineses” nos Estados Unidos da América, que suspendeu a emigração de chineses para os Estados Unidos. “The Lost Daughter of Happiness”, escrito por Yan Geling , situa-se durante a época em que essa lei entrou em vigor nos Estados Unidos e analisa a vida dos imigrantes chineses em S. Francisco durante as últimas décadas do século XIX.

A personagem principal da obra é Fusang (cujo nome é o título original da obra em chinês), uma jovem chinesa que foi raptada da sua aldeia natal na China e é obrigada a trabalhar como prostituta num dos muitos bordéis que existiam nas cidades americanas da altura. Fusang é descrita como uma beleza ímpar durante o livro, cuja presença chega a ser intimidante para alguns homens.

Aumentar

Yan Geling Lost Daughter of Happiness
Yan Geling, a autora do livro. (The Lost Daughter of Happiness)

Entre esses homens encontra-se Chris, um rapaz americano que se apaixona por ela aos doze anos e cuja relação peculiar entre os dois é analisada ao longo de toda a obra. Esta relação é o foco principal do livro, tendo sido inspirada pela relação real entre Yan Geling e o seu marido, Lawrence Walker, um diplomata americano.

Além de Chris, há outro homem que se destaca nesta obra, de seu nome Da Yong. Da Yong é um criminoso chinês, que vai mudando de nome de tempo a tempo quando pressente que a polícia está no seu encalço. Da Yong é um homem de má fama, cujos rumores à sua volta o tornam uma figura assustadora. Da Yong é também uma espécie de líder dos emigrantes chineses em S. Francisco, sendo respeitado e temido pelos seus compatriotas e outros locais que com ele convivem diariamente.

“The Lost Daughter of Happiness” é uma obra onde, tal como o título indica, a alegria se vai perdendo durante o desenrolar da vida dos seus personagens. É uma obra trágica e violenta, com algumas passagens mais intensas que evocam a selvajaria e o pior do que o ser humano é capaz, passando a personagem principal por várias experiências atrozes ao longo da sua vida.

Entrevista à autora do livro.

A autora, que estudou na Universidade de Columbia nos EUA, utilizou a sua experiência como emigrante nos EUA como inspiração para este livro, tendo feito bastante pesquisa sobre a época em questão para avançar para a escrita do mesmo.

Ao longo do livro, a narradora vai interrompendo a história de Fusang para nos dar visões da sua própria vida e experiência como emigrante chinesa nos EUA, contrapondo-a com a da altura de vida de Fusang. Numa temática que costuma ser pouco abordada em obras de ficção, neste livro é-nos dada uma visão detalhada das condições de vida e trabalho dos emigrantes chineses no fim do século XIX. A tensão racial vivida tanto naquela altura como hoje em dia é outro dos pontos de destaque do livro.

“The Lost Daughter of Happiness” é mais um belo livro escrito por Yan Geling, uma autora cuja obra literária é uma das mais ricas dentro da literatura chinesa.

Fonte das imagens: Google Images