“Shaolin Temple” ( 少林寺) é um filme de 1982, realizado por Hsin-yan Chang com Jet Li (李阳中), Yu Chenghui (于承惠), Hai Yu e Lan Ding nos principais papéis.
Embora nunca tenha alcançado a popularidade de Jackie Chan ou Bruce Lee, Jet Li é sem dúvida uma referência quando se fala de filmes de acção. Com uma carreira extensa, onde se destacam filmes como “Once Upon a Time in China”, “Fearless”, “Hero”, “Unleashed” ou “Expendables”, este “Shaolin Temple” foi o filme de estreia de Jet Li no mundo do cinema.
Iniciando o filme com uma pequena introdução à história de Shaolin, passamos instantaneamente e sem grande aviso para a China da época de transição da Dinastia Sui para a Dinastia Tang, onde se desenrola a narrativa principal desta obra.
Aumentar

Wang Shi Chuang (Yu Chenghui), um dos generais do Imperador Taizong da Dinastia Tang (Li Shimin), revolta-se contra o seu soberano, instalando-se como “imperador” da capital de Este (Luoyang), tornando-se num líder cruel e implacável. Wang Shi Chuang e os seus lacaios são violentíssimos com os escravos, que são alvo de chicotadas e outro tipo de atrocidades por parte dos soldados a cargo de Wang Shi Chuang. Esta situação leva a que um dia o pai de Jue Yuan (Jet Li) se revolte, acabando morto numa luta onde o seu filho se intromete para o tentar ajudar, mas sem sucesso.
Jue Yuan (Jet Li), ferido nessa batalha, consegue fugir dos homens do imperador Wang Shi Chuang, arrastando-se até às imediações do Templo Shaolin. Jurando vingança contra os assassinos do seu pai, Jue Yuan fica a viver no templo Shaolin com o objectivo de elevar o seu nível de perícia em artes marciais e ter finalmente capacidade para vingar o seu pai, numa experiência que lhe vai trazer um grande número de contratempos.
Aumentar

Tendo uma história comum, “Shaolin Temple” destaca-se pelas cenas fantásticas de artes marciais e pelos personagens bizarros. O Templo Shaolin apresentando neste filme parece uma versão da “República dos Cucos” (Animal House) da Dinastia Tang. Os monges são bastante indisciplinados, quebrando quase todas as regras que lhes são impostas. Levam uma vida bastante relaxada no templo, onde a única área onde se aplicam de maneira séria é na prática de artes marciais, estando o filme recheado de cenas de treino fantásticas. Há também vários momentos inesperados de crueldade com animais ao longo do filme, destacando-se sem dúvida uma cena que envolve um pequeno cabritinho.
As cenas de acção são de alta qualidade. A maior parte dos actores são praticantes de longa data de artes marciais, sendo ao longo do filme demonstradas várias vertentes do estilo shaolin de kung fu. O filme está recheado de cenas de acção, sendo as restantes cenas gags cómicos que de maneira humorística fazem avançar o enredo. Há um enorme movimento na maior parte das cenas de luta, especialmente na batalha final, onde é possível observar várias lutas bem coreografadas a acontecer por detrás da luta que está a ser o foco principal daquela cena.
Aumentar

Com cenas memoráveis de luta e momentos humorísticos singulares, a estreia de Jet Li no mundo do cinema acontece a partir de um excelente filme de artes marciais. O filme influenciou bastantes crianças a iniciarem a prática do kung fu. Um dos casos mais famosos é o de Wang Bao Qiang (Kung Fu Killer, Running Man China), que já confessou que este filme foi uma grande influência e o inspirou a dedicar-se a uma carreira no mundo do cinema.
Uma espécie de remake deste filme, intitulado “Shaolin“, foi lançado em 2011, com Andy Lau e Jackie Chan nos principais papéis. Há notícias que o filme vai ser alvo de um novo remake em 3D com Justin Lin (Fast and Furious) na realização, mas o projecto parece estar um pouco estagnado de momento.
Fonte das imagens: Google Images