Kung Fu Killer (一个人的武林) é um filme de acção de 2014 realizado por Teddy Chan (陳德森), com Donnie Yen (甄子丹), Wang Baoqiang (王宝强) e Michelle Bai (白冰) nos principais papéis.

Nos últimos anos, Donnie Yen tem sido uma das principais, se não a principal estrela de filmes de artes marciais de Hong Kong. Pouco conhecido no ocidente, onde provavelmente teve o seu maior destaque no recente “Star Wars: Rogue One” e no seu papel sem falas em “Blade 2” (muito badass), conta com uma carreira bastante extensa na Ásia.

Na sua carreira cinematográfica destacam-se títulos como “Ip Man” (葉問),  “Hero” (英雄), “Killzone” (殺破狼) ou “Dragon” (武俠). Donnie é também um dos melhores coreógrafos de acção em Hong Kong (e no mundo) de hoje em dia, assumindo essa função na maior parte dos filmes em que entra, sendo normal esperar excelentes cenas de luta num filme que tenha a sua presença.

Aumentar

Kung Fu Killer
Donnie Yen em grande forma neste filme. (Kung Fu Killer)

Xia (Donnie Yen), especialista em artes marciais e ex-instrutor de defesa pessoal da polícia de Hong Kong, encontra-se a cumprir uma pena por homicídio involuntário na prisão de Hong Kong (após ter inadvertidamente morto um adversário num combate). Levando uma vida pacata dentro da mesma, evita qualquer confronto que lhe possa aparecer pela frente.

Tudo isto muda quando é confrontando com a notícia do assassinato de Shark Yan, um mafioso antigo campeão de boxe, levando-o a criar o caos dentro da prisão de modo a conseguir contactar com a inspectora que lidera a investigação do caso (Charlie Yeung). Revelando a esta que conhece as motivações do assassino e onde este atacará a seguir, começa então uma corrida contra o tempo onde Xia tentará parar Feng (Wang Baoqiang), um serial killer que tem todos os praticantes de topo de artes marciais na sua mira.

Uma das grandes surpresas deste filme é a interpretação de Wang Baoqiang no papel de vilão. Wang Baoqiang tem vindo a cimentar a sua carreira principalmente através de papéis em comédias, séries de TV e outro tipo de programas de variedades na TV Chinesa, tendo provavelmente o seu papel mais famoso no filme “Lost in Thailand” (人再囧途之泰囧).

Aumentar

Kung Fu Killer
Wang Bao Qiang é uma das melhores surpresas do filme. (Kung Fu Killer)

Wang conta uma história de vida interessante. Inspirado pelos filmes de Jet Li, Donnie Yen e Jackie Chan, Wang Baoqiang decidiu sair de casa aos oito anos para ir viver para um templo Shaolin com o objectivo de se tornar um mestre de artes marciais. Mais recentemente tem vindo a conseguir alguns trabalhos dentro da área onde sempre almejou ter uma carreira cinematográfica de sucesso. Exímio praticante de artes marciais, tem neste filme a oportunidade de o provar, mostrando perícia em vários estilos diferentes.

Donnie Yen, que já se encontra nos seus cinquenta anos, continua a mostrar-se numa forma incrível. A forma física é evidente, como se pode constatar em todas as cenas de luta em que entra. A nível criativo também se apresenta forte, revelando uma grande originalidade na maneira como delineou a coreografia das cenas de lutas do filme.

Aumentar

310
O filme conta com cenas de combate excelentes. (Kung Fu Jungle)

“Kung Fu Jungle” embora tenha uma narrativa similar a muitos filmes deste género, tem na variedade de estilos de artes marciais apresentados o seu ponto mais forte. Somos brindados ao longo do filme com combates que se vão focando em vários estilos diferentes conforme o filme avança. Aparecem especialistas em combate de pernas, braços, armas ou grapling, havendo algo presente para todos os gostos (a menos que não se goste de ver cenas de luta, aí se calhar é melhor procurar outras opções). Destacam-se também os cenários em que estes combates vão tomando lugar, alguns destes primando pela originalidade.

O filme aproveita também para prestar homenagem ao cinema de Hong Kong, contando com um grande número de cameos de várias personalidades ligadas a alguns dos grandes êxitos dos filmes de artes marciais de Hong Kong.

É um filme para amantes de artes marciais e filmes de acção, onde a experiência de Donnie Yen combina perfeitamente com o talento de Wang Baoqiang.

Fonte das imagens: Google Images