Forbidden City Cop (大内密探零零发), cuja tradução literal é “O Agente Secreto Imperial 008”, é uma comédia de 1996 realizada por Vincent Kok (谷德昭) e Stephen Chow (周星驰), com Stephen Chow, Carina Lau (刘嘉玲) e Carmen Lee (李若彤) nos principais papéis. A colaboração entre Kok e Chow é frequente, tendo trabalho juntos em filmes como “From Beijing With Love” e “The God of Cookery”.

Na antiga China imperial, Sai Mun Tsui-suet e Yip Koo-Shing, dois míticos heróis, encontram-se num dos telhados da cidade proibida prontos para lutar. Enquanto se preparam para começar com a sua épica batalha são surpreendidos por Ling Ling Fat (Stephen Chow), guarda imperial que trata de os repreender e impedir a sua batalha. Mesmo após ser alvo de tentativa de suborno por parte Yip Koo-Shing, o nosso herói permanece fiel aos seus ideais e trata de expulsar os invasores da cidade proibida.

A partir desta bizarra cena inicial ficamos a conhecer o herói deste filme, Ling Ling Fat (expressão homófona em cantonês para 008), membro da guarda especial do imperador e único da mesma que não é especialista em artes marciais.

Aumentar

maxresdefault-1
Law Kar-ying e Stephen Chow. Actor habitual nos filmes de Chow, Law Kar-ying é outra das grandes fontes de comédia do filme. (Forbidden City Cop)

No entanto, Ling Ling Fat é um inventor virtuoso, cujas fantásticas invenções são reveladas ao longo do filme, sendo sem dúvida um dos personagens mais inspiradores em termos de inteligência que alguma vez existiu em filme. Mas nem só das suas invenções vive Ling Ling Fat, este é também o ginecologista local, dividindo os seus dias entre a corte imperial e o seu consultório médico, por onde passam as mais peculiares pacientes.

Partilhando uma vida feliz com a sua bela esposa (Carina Lau), pilar da sua vida e um apoio constante em todos os empreendimentos de Fat, estes irão ver a sua vida perturbada quando Sem-Cara (denominado assim por ter passado por um treino intensivo que o deixou sem cara), Rei da Tribo de Gum, decide usurpar o trono da China, levando a que Ling Ling Fat tenha que usar toda a sua inteligência para pôr termo aos planos deste.

Aumentar

maxresdefault
Stephen Chow encontra-se em grande forma nesta comédia. (Forbidden City Cop)

Normalmente num filme de Stephen Chow (Shaolin Soccer, The God of Cookery, A Chinese Odissey, Kung Fu Hustle, entre outros…) já se espera que grande parte do filme seja de humor nonsense, algo em que Forbidden City Cop não desilude. É um filme curto (89 minutos) cuja história se desenvolve de maneira fluída, evitando assim que seja enfadonho.

Com escassos momentos dramáticos, a narrativa do filme vai evoluindo através de cenas cómicas atrás de cenas cómicas, deixando algumas delas o espectador um pouco perdido devido à imprevisibilidade das mesmas. Ajudadas por um leque leque de vilões fora do convencional (que certamente causaram pesadelos aos mais petizes após a visionação deste filme), as cenas de artes marciais presentes neste filme contam com uma coreografia bastante original, havendo uma mistura agradável de comédia e acção.

Aumentar

Forbidden-City-Cop233
Stephen Chow e Carina Lau demonstram excelente química neste filme. (Forbidden City Cop)

Um dos maiores destaques vai sem dúvida para a relação do casal interpretado por Stephen Chow e Carina Lau, complementando-se um ao outro em termos cómicos, sendo a sua relação um dos pontos mais fortes deste filme.

Satirizando os filmes de James Bond, com referências mais que óbvias ao longo do filme (especialmente na banda sonora), filmes de Wuxia e comédias românticas, esta obra de Stephen Chow não cai exageradamente em lugares comuns, sendo um filme hilariante que prima pela originalidade e imprevisibilidade.

Fonte das imagens: Google Images