A Hero Never Dies (真心英雄) é um filme de Hong Kong realizado por Johnnie To com Leon Lai e Lau Ching-wan nos principais papéis.
Volto sempre ao mesmo, mas não me canso, visto que o trabalho de Johnnie To parece sempre guardar mais uma surpresa.
Mais conhecido pelos seus filmes icónicos sobre a máfia como Election, The Mission ou Exiled, sinceramente nunca ouvira falar deste A Hero Never Dies até há uns dias, quando o vi recomendando numa lista. Para grande surpresa minha, este pode se ter tornado no meu filme favorito do realizador.
Aumentar

Jack (Leon Lai) e Martin (Lau Ching-wan) são dois rivais de facetas diferentes da máfia de Hong Kong. Homens de confiança dos seus chefes, encontram-se no meio de uma disputa sangrenta pelo domínio do submundo de Hong Kong.
No entanto, esta inimizade é particular, havendo um respeito enorme entre os dois, que de certa forma os aproxima. Leais membros da sua organização, irão aproximar-se ainda mais após uma série de eventos nas suas vidas.
Sendo comparado justificadamente a A Better Tomorrow, devido a algumas semelhanças no enredo, A Hero Never Dies também busca um pouco de inspiração nos filmes de Seijun Suzuki. Tal é evidente não só por algumas escolhas na banda sonora, mas também pela forma como as cores e os ângulos de câmara são usados para destacar alguns dos personagens em certas cenas.
Aumentar

Deixando as suas inspirações para trás, onde A Hero Never Dies se destaca mais é na sua imensa brutalidade. Provavelmente um dos filmes mais violentos do realizador, A Hero Never Dies é uma história sangrenta com reviravoltas cruéis que angustiam o espectador.
A dupla de protagonistas está caracterizada espectacularmente, com cenas entre os dois que facilmente se tornam icónicas, tal como uma cena de acção em que decidem sobre a qualidade de duas garrafas de vinho.
Jack e Martin tornam-se facilmente em dois dos personagens mais cool da história dos filmes de acção de Hong Kong. Especialmente Martin, que é um autêntico cowboy moderno muito longe do faroeste americano.
Aumentar

Todas as cenas de acção do filme são incríveis, o que felizmente é comum nos filmes de Johnnie To. Tendo este filme sido lançado antes das suas obras mais aclamadas, já aqui podemos reparar no seu gosto por cenas de acção caóticas e claustrofóbicas a que o realizador nos habituaria nas suas obras seguintes. O nível de imaginatividade de algumas das cenas é simplesmente surreal e só me fazia pensar no quão sortudo sou por encontrar este filme.
A Hero Never Dies é um western moderno sangrento, em que a acção em vez de se passar no Oeste americano se passa nas ruelas de Hong Kong ou em vilarejos poeirentos e húmidos da Tailândia. É um filme de acção memorável, uma obra-prima feita por Johnnie To, que merece tanto ou mais destaque que as suas obras mais aclamadas.