Five Element Ninjas (五遁忍術) é um filme realizado por Chang Cheh com Cheng Tien Chi e Lo Mang nos principais papéis.
Os filmes do estúdio Shaw Brothers garantem quase sempre algum nível de entretenimento. Seja pelas lutas excelentemente coreografadas, o humor bizarro ou um nível de violência absurdo, há quase sempre algo que agrada aos fãs do género. No entanto, há algumas das obras que se destacam entre as centenas de filmes que o estúdio lançou enquanto estava em actividade, com Five Element Ninjas a fazer parte desse leque de filmes obrigatórios.
Aumentar

O enredo do filme baseia-se, tal como em muitas destas obras, numa história de vingança. Após uma escola chinesa de artes marciais ser derrotada por uma escola rival, o líder da escola derrotada decide chamar um grupo de ninjas japoneses para destruir a escola que o humilhou. Após esse momento, é fácil de imaginar o festival de porrada que acontece quando a arte do kung fu enfrenta a arte do ninjutsu.
Sem revelar grande parte do enredo e as reviravoltas que este vai dando ao longo das quase duas horas de filme, Five Element Ninjas destaca-se principalmente (como a maior parte das melhores obras do estúdio Shaw Brothers) pela coreografia muito imaginativa das lutas. Se no início as escolas chinesas utilizam estilos de lutam normalmente vistos neste género de filmes, a partir do momento em que os ninjas entram em cena as coisas mudam completamente.
Aumentar

Tal como o nome indica, a arte do ninjutsu neste filme é baseada nos cinco elementos (metal, terra, água, fogo e madeira), com os ninjas a fazerem um aproveitamento quase total do cenário em que se encontram para demonstrar a sua arte. Não quero revelar demasiado do enredo do filme, mas só na primeira hora de filme aparecem ninjas subterrâneos, subaquáticos e ninjas árvore, num festival de porrada alucinante que só é interrompido para dar lugar a uma subenredo romântico absurdo que faz avançar a história.
Five Element Ninjas, realizado por Chang Cheh, é um filme na mesma onda que o mítico Five Deadly Venoms (do mesmo realizador), mas onde os estilos animais dão lugar a algumas das artes do ninjutsu mais bizarras e imaginativas da história do cinema. Recheado de cenas de acção (o filme só deve ter cerca de dez ou quinze minutos em que não está a acontecer uma cena de luta), Five Element Ninjas não é um filme que se veja muito pela história, valendo principalmente pelas excelentes cenas de acção, que para além do nível elevado de imaginação e qualidade dos intervenientes, têm também o bónus de serem hilariantemente violentas (com umas tripas a voar para aqui e uns braços a voar para ali).
Aumentar

Com Lo Mang e Cheng Tien Chi a liderarem o elenco, Five Element Ninjas tem também o extra de ter um grande número de artistas marciais em cena, tornando-se um filme onde as cenas de luta não se tornam enfadonhas devido à grande quantidade de pessoas e estilos diferentes em cena, tornando-se assim uma obra que provavelmente poucos irão ver pela história em si, mas que é simplesmente imperdível para os fãs do género devido ao excelente festival de porrada com o qual os espectadores são brindados, não ficando a perder em nada, na minha opinião, para o excelente Five Deadly Venoms.