Platform (站台) é um filme chinês de 2000, realizado por Jia Zhangke e com Wang Hongwei, Zhao Tao, Liang Jingdong e Yang Tianyi nos principais papéis.

As políticas de reforma económica introduzidas na China nos anos oitenta foram fulcrais para o desenvolvimento económico do país nas últimas décadas, sendo uma das principais razões que tornaram a China na potência económica que é hoje em dia. Introduzidas no país após um dos momentos mais turbulentos do século XX, a Revolução Cultural, levaram a uma mudança quase radical de mentalidade e forma de viver a vida. É neste período após a revolução cultural que começa a narrativa de Platform, um dos primeiros filmes da carreira de Jia Zhangke, que analisa a evolução do país durante a década da oitenta focando-se num local muito especial para o realizador: a sua aldeia natal de Fenyang.

Aumentar

Platform2
Platform (2000)

Colocando a narrativa do filme num espaço temporal de mais de uma década, com início no fim dos anos setenta e alastrando-se até ao início dos anos noventa, Platform foca-se numa troupe de teatro da cidade de Fenyang, seguindo a evolução da vida destes ao longo dos anos. Vários filmes de Jia Zhangke utilizam este tipo de narrativa, no entanto, nesta primeira obra onde optou por utilizar tal estilo, a evolução temporal não está tão evidentemente segmentada como em algumas das suas obras mais recentes (como Ash is the Purest White ou Mountains May Depart).

Devido ao facto de grande parte da narrativa se passar na pequena cidade de Fenyang, as mudanças ao longo do tempo não são tão evidentes como nas grandes cidades chinesas, sendo mostradas através de pequenos pormenores como a chegada da eletricidade a certos vilarejos, as conversas sobre os benefícios da privatização e das novas reformas introduzidas no país, a crescente popularidade da música pop ou o interesse por obras de cinema com maior teor sexual.

Aumentar

Platform3
Platform (2000)

Apesar de aparecerem vários personagens ao longo do filme, o filme foca-se mais em quatro, Cui Minliang (Wang Hongwei), Yin Ruijuan (Zhao Tao), Zhang Jun (Liang Jingdong) e Zhong Ping (Yang Tianyi). As relações que têm entre si, a personalidade forte de cada um deles e as escolhas que fazem para o futuro são alvo de uma análise detalhada, mas não demasiado intrusiva, com Jia Zhangke a optar por nos mostrar de forma subtil a evolução da vida de cada um, deixando espaço para o espectador imaginar os pormenores que não são abordados.

Platform é um filme longo e lento, que parece observar a evolução do país e dos seus personagens de longe. Com algumas das obras mais recentes de Jia Zhangke a darem uma perspetiva mais global da China contemporânea, esta obra destaca-se pelo contexto específico que escolheu, em que o desenvolvimento económico geral do país é posto em segundo plano para dar destaque à evolução da vida nesta pequena localidade chinesa.

Aumentar

Platform5
Platform (2000)

Tendo eu ouvido falar deste tipo de histórias através de pessoas que conheci ao longo dos anos, da forma como falam da evolução incrível da sua terra natal, das condições em que viviam e da mudança de mentalidades no país, Platform para mim tem o atrativo especial de se tornar numa espécie de reprodução visual de algumas das conversas que tive na China ao longo dos últimos anos.

Platform é um excelente filme e uma das obras que começou a destacar Jia Zhangke como um dos realizadores a ter em conta no século XXI na China. É um filme que nos faz relembrar que mesmo no país mais populoso do mundo, em que por vezes é fácil esquecermo-nos do indivíduo para nos focarmos no coletivo, cada história conta e tem algo de especial ao qual vale a pena prestar atenção, seja nas grandes cidades ou no mais recôndito dos sítios.

Trailer