Apesar da saga Lucky Stars (五福星) conter mais que três filmes, os primeiros três (Winners and Sinners, My Lucky Stars, Twinkle Twinkle Lucky Stars), realizados por Sammo Hung, são os mais populares desta bizarra trilogia de comédia de ação.

Esta saga tem uma premissa simples, baseando-se na história de cinco criminosos (mais vigaristas do que realmente criminosos perigosos) que ao sair da prisão decidem morar juntos e que acabam sempre por se envolver na luta contra mafiosos bizarros.

O primeiro filme, Winners and Sinners (奇謀妙計五福星), introduz o quinteto principal (que vai sofrendo alterações ao longo da trilogia) composto por Sammo Hung, Richard Ng, Charlie Chin, Stanley Fung e John Shum. Após saírem da prisão vão morar para casa do personagem de John Shum, disputando a atenção da irmã deste que também lá vive. Acabam por abrir uma empresa de limpeza que inesperadamente se vê envolvida numa disputa entre gangues locais. Inexplicavelmente, a ideia excelente dos protagonistas terem uma empresa de limpeza que os leva a meterem-se em problemas foi abandonada após o primeiro filme.

Aumentar

WinnersandSinners1
Winners and Sinners (1983)

Sem qualquer necessidade, o segundo filme faz uma espécie de reboot da trilogia, com o personagem de John Shum a ser substituído por Eric Tsang e tudo o que se passou no primeiro filme a ser esquecido. No segundo filme temos Sammo Hung a sair novamente da prisão e a ser contratado pela polícia para ajudar a encontrar dois agentes (Jackie Chan e Yuen Biao) que se encontram desaparecidos no Japão. Para isso, Sammo Hung volta a unir o grupo e conta também com a ajuda de Barbara (Sibelle Hu), que volta também no terceiro filme, onde a história é similar à do segundo, mas com a acção passar-se na Tailândia.

Nesta trilogia as cenas de ação estão quase na totalidade reservadas para Jackie Chan e Sammo Hung. Isto também porque o resto do elenco não é propriamente especialista em artes marciais e entra mais nos filmes pela parte cómica. Na minha opinião, o primeiro filme é o melhor da trilogia, não só pelas incríveis cenas de ação (que mantêm o nível de qualidade nas sequelas), mas também por ser o filme da trilogia em que a comédia envelheceu melhor, focando-se mais em comédia absurda do que na perversão dos seus personagens.

Aumentar

MyLuckyStars
My Lucky Stars (1985)

Sendo filmes fáceis de prever e sem grandes surpresas em termos de enredo, o ponto forte da trilogia está sem dúvida nas cenas de ação. Ao longo dos três filmes aparecem grande parte das estrelas de ação de Hong Kong da altura e alguns jovens que se viriam a tornar referências do cinema chinês. Andy Lau, Michelle Yeoh, James Tien, Kara Wai, Dick Wei, entre outros, fazem todos aparições com diferentes níveis de protagonismo, algo que provavelmente foi possível devido à influência e popularidade que Sammo Hung tinha na altura em Hong Kong. As cenas de acção em si são incríveis, tanto em níveis de espetacularidade como de alguma bizarria, estando presentes perseguições em patins, acrobacias em parques temáticos, uma bodybuilder japonesa a lutar contra uma agente da polícia chinesa e Jackie Chan vestido de um personagem famoso de manga a lutar contra samurais (vale muito a pena).

Aumentar

TwinTwinkleLuckyStars
Twinkle Twinkle Lucky Stars (1985)

Já a comédia apesar de ser engraçada no primeiro filme, é um pouco constrangedora nas sequelas, em que temos cenas de quinze minutos onde o único objetivo dos protagonistas é apalpar ou ver a principal personagem feminina do filme nua. Sim, a comédia em My Lucky Stars (福星高照) e Twinkle Twinkle Lucky Stars (夏日福星) faz-nos desejar que o quinteto principal seja preso mais depressa que os vilões do filme, tais são os níveis de perversão (que já entram dentro da criminalidade) que os protagonistas apresentam. Não me lixem, isto nos anos oitenta já não era aceitável (quando eu digo anos oitenta digo 1880).

Esta trilogia provavelmente não é para todos, pois em termos de comédia os filmes não envelheceram muito bem. No entanto, continuam a valer a pena pelas cenas de acção, pelos enredos que de tão absurdos se tornam cómicos e pela aparição de algumas estrelas em início de carreira.

Compilação de momentos da trilogia.