The Wild Goose Lake (南方车站的聚会) é um filme chinês realizado por Diao Yinan com Huge, Liu Ai’ai e Liao Fan nos principais papéis.
Black Coal Thin Ice foi um dos filmes chineses que mais me surpreendeu nos últimos anos. Desde essa altura que fiquei com expectativas altas para o filme seguinte de Diao Yinan (刁亦男), um dos realizadores mais inventivos do cinema chinês contemporâneo, tendo ficado bastante entusiasmado após ver o trailer deste The Wild Goose Lake. O produto final não desiludiu.
Aumentar

Em The Wild Goose Lake a acção passa-se em Wuhan, focando-se no início num grupo de criminosos que se especializa no roubo de motos. Após um desentendimentos entre gangues, Zhou Zenong (Hu Ge) comete um erro fatal e vê-se obrigado a fugir às autoridades locais. Ciente que dificilmente conseguirá escapar à justiça, engendra um plano para que o dinheiro da recompensa pela sua captura vá para a sua ex-mulher e filho, contando com a ajuda de Liu Ai’ai (Gwei Lun-mei), uma “mulher de banhos” local, para alcançar o seu objetivo.
Não querendo revelar muito do enredo do filme, pois este merece ser disfrutado sabendo-se o menos possível, The Wild Goose Lake é um filme bastante diferente de Black Coal Thin Ice, embora o ambiente misterioso à volta dos seus personagens e o suspense se mantenham durante toda a película. The Wild Goose Lake é bastante similar aos film noir de Seijun Suzuki ou alguns Western Spaghettis, com um anti-herói solitário a envolver-se em várias situações de morte iminente enquanto continua na sua demanda para atingir um único objetivo.
Aumentar

Se a história do filme na teoria pode não parecer a mais original, está, no entanto, executada de uma maneira muito particular que a destaca dentro do género. Com uma narrativa a media res, até metade do filme é-nos revelado como é que chegamos à situação da cena inicial através do ponto de vista de cada um dos protagonistas. A partir daí, e já com os níveis de ansiedade elevados, somos levados numa viagem frenética onde é difícil prever o que vai acontecer após cada decisão que o protagonista toma.
Além de ter uma progressão do enredo bastante original, The Wild Goose Lake destaca-se também pela excelente cinematografia, que nos coloca numa posição bastante íntima, especialmente em algumas das cenas de acção mais intensas. Outro destaque é a excelente conjugação entre a imagem e a banda sonora, utilizada de forma precisa e ponderada de modo a que cada cena se torne um deleite para todos os sentidos.
Aumentar

Além da excelente atuação de Gwei Lun Mei e Liao Fan, que já tinham sido deslumbrantes em Black Coal Thin Ice, para mim o maior destaque deste filme vai para Hu Ge, num tipo de papel que até agora não o tinha visto. Conhecendo apenas o seu trabalho do mundo das séries de TV chinesas, especialmente em Nirvana in Fire, foi um pouco difícil nos primeiros momentos do filme tentar desconectá-lo desses papéis, mas à medida que a narrativa progride, quase nos esquecemos da sua personalidade como estrela de TV e ficamos completamente hipnotizados pela brutalidade do personagem que interpreta.
The Wild Goose Lake é um dos melhores filmes chineses de 2019 e mais uma obra que cimenta Diao Yinan como um dos principais realizadores a destacar no cinema chinês contemporâneo. É um filme em que o comentário social é subtil, mas contado de uma forma macabra e marcante, que o transforma numa obra que nos põe a salivar por mais filmes deste realizador.