Ne Zha (哪吒之魔童降世) é um filme de animação chinês de 2019 realizado por Jiaozi.

A figura mitológica Ne Zha (哪吒) é pouco conhecida no ocidente. Além de ser uma figura mitológica, é também uma figura reconhecida da literatura chinesa, sendo um dos personagens presentes na obra de literatura clássica Investiture of the Gods (封神演義) e também no clássico Journey to the West (西遊記).

Aumentar

Ne Zha
Ne Zha (2019)

Tal como acontece em Monkey King: The Hero is Back, Ne Zha pega novamente numa figura mitológica chinesa e adapta-a com um estilo de animação mais moderno. Embora tenha sido alvo de várias adaptações ao longo do tempo, tanto em live-action como em séries animadas, um dos filmes mais famosos que retratam este personagem é a Nezha Conquers the Dragon King (哪吒闹海) de 1979. No entanto, esta nova versão distancia-se um pouco do filme de 1979 e também do original literário para nos dar uma nova perspectiva da história de Ne Zha.

Nesta versão Ne Zha é criado a partir da esfera do demónio (criada pelo imperador celestial). Quando Taiyi (o futuro mestre de Ne Zha) falha no ritual em que supostamente devia transmitir o poder da esfera do espírito para Yin (mãe de Nezha), Taiyi acaba por ser ludibriado pelo seu inimigo Shen Gongbao e transferir o poder da esfera do demónio. Assim nasce Ne Zha, filho de Yin e do general Li Jing, que tem os seus dias contados pois o imperador celestial prometeu destruir a pedra do demónio três anos após o nascimento de Ne Zha. Desconhecendo tudo isto, Ne Zha cresce sem saber a sua verdadeira identidade, espalhando o caos por onde passa, desgostoso por ser visto como uma espécie de demónio sem saber bem porquê e com uma enorme vontade de pertencer a uma comunidade que o aceite.

Aumentar

Ne Zha
Ne Zha (2019)

Não sendo propriamente um conhecedor do universo e personagem em questão, posso dizer que Ne Zha me surpreendeu muito. Além de contar com uma história bastante interessante, que nos abre o apetite para possíveis sequelas, em termos de animação é excelente. Contando com um número elevado de batalhas, a animação é de nível superior a tudo o que anteriormente vi em filmes de animação chineses, sendo o primeiro filme que vi do tipo a poder rivalizar com a concorrência norte-americana.

É surpreendente a nível cómico, contando com uma dose elevada de humor ao abordar estas figuras mitológicas de uma forma mais descontraída que o comum. Conta também com uma boa carga emocional, especialmente na forma como a relação entre Ne Zha e Ao Bing é explorada e na abordagem de temas como o isolamento e o sentimento de pertença a algo.

Aumentar

Ne Zha
Ne Zha (2019)

Ne Zha é um filme excelente e provavelmente o melhor filme de animação que já vi saído do mercado chinês. É divertido, inteligente e abre a porta para um novo universo de filmes que prometem vir elevar o mundo da animação chinesa nos próximos anos. Embora a produção deste tipo de filmes não esteja ainda ao nível dos produtos da Pixar/Disney, a animação chinesa tem vindo a crescer nos últimos anos e começa a arrecadar fãs já mesmo fora da China.

Além da sua extrema popularidade na China (é o filme animado mais visto de sempre nos cinemas chineses, tendo batido todo o tipo de recordes de bilheteira), Ne Zha também foi lançado fora de portas com algum sucesso, sendo o primeiro filme num universo cinemático animado inspirado na obra Investiture of the Gods. É esperar que os próximos mantenham o nível de qualidade.

Trailer do filme