Hidden Man (邪不压正) é um filme de realizado por Jiang Wen (姜文), com Eddie Peng (彭于晏), Liao Fan (廖凡), Jiang Wen e Zhou Yun (周韵) nos principais papéis.

Filmes de vingança há muitos. Na superfície é esta a premissa de Hidden Man (邪不压正), o último filme realizado por Jiang Wen, no entanto, acaba por ser um filme diferente onde a história de vingança passa quase para segundo plano.

Aumentar

Eddie Peng ao lado da estátua.
Hidden Man (2018)

Em miúdo, Li Tianran (Eddie Peng) viu o seu mestre e quase toda a família a serem assassinados por Zhu Qianlong (Liao Fan). Escapando com vida ao sucedido (sem Zhu Qianlong saber), Li Tianran volta anos mais tarde a Pequim para concretizar a sua vingança.

Mesmo sendo na teoria um filme de vingança, a forma como a história avança é bastante peculiar. Em primeiro lugar, a narrativa move-se de forma estranha, sendo por vezes até difícil de acompanhar a sua evolução. É como se estivéssemos a ver uma memória, não ficando bem assente que a história que o protagonista conta é de facto a verdade ou apenas a sua visão particular dos acontecimentos.

Aumentar

Olha os maus.
Hidden Man (2018)

Sendo um filme longo (com mais de duas horas), a história de vingança não é o único foco, desmontando-se na análise de várias tramas políticas paralelas que sucediam na altura em  Pequim. Todos os personagens têm um determinado objectivo no filme e estão dispostos a quase tudo para cumpri-lo. As suas motivações variam bastante, havendo certos personagens que querem garantir o domínio político da cidade num futuro próximo e outros que apenas querem assegurar o seu próprio futuro através de movimentos calculados no meio da alta sociedade de Pequim.

Não se pode dizer que há um verdadeiro herói neste filme, e embora o personagem de Eddie Peng assuma teoricamente esse papel, a forma como parece demasiado simplório ao longo de grandes partes do filme leva o espectador a duvidar sobre as suas verdadeiras intenções.

Aumentar

Eddie Peng e a garota.
Hidden Man (2018)

Hidden Man é um filme que se move de forma inesperada, sendo normal que as opiniões sobre o filme variem bastante. É difícil perceber as motivações de alguns dos personagens e a atenção dada a algumas figuras mais secundárias. É também um filme confuso, onde não é propriamente fácil criar grande afecção pela maior parte dos personagens do filme, pois estão tão condicionados pelos seus próprios planos que por vezes parecem abdicar da sua humanidade para concretizar certos objectivos.

Talvez seja por esta abordagem peculiar que gostei do filme, pois estava à espera de uma história mais directa e com uma grande quantidade de cenas de artes marciais. Fui surpreendido por um filme mais metódico e de certa forma um pouco surrealista, que se baseia mais na análise do comportamento bizarro dos seus personagens do que propriamente na história de vingança em si.

Sendo um dos realizadores mais em destaque na China hoje em dia, as obras de Jiang Wen trazem sempre algo de diferente. Sendo este o terceiro filme da sua trilogia de filmes baseados nesta época, Hidden Man é um pouco diferente dos outros, sendo uma história de vingança com uma abordagem peculiar que conta com algumas boas, embora poucas, cenas de acção.

Trailer do filme