Yes, Madam (皇家師姐) é um filme de acção de Hong Kong realizado por Corey Yuen (元奎) com Michelle Yeoh (杨紫琼) e Cynthia Rothrock nos principais papéis.

A Michelle Yeoh é uma das atrizes asiáticas mais famosas do planeta. Com uma carreira de algum sucesso em Hollywood, foi em Hong Kong que começou a dar nas vistas e se destacou como uma estrela de filmes de acção. Este Yes, Madam é um dos seus primeiros filmes, uma comédia de acção com um enredo bastante caricato.

Aumentar

Michelle Yeoh e Tsui Hark em Yes, Madam.
Yes, Madam (1985)

Iniciando com uma sequência de acção espetacular que pouco tem a ver com o resto do filme, o enredo principal de Yes, Madam foca-se na procura de um microfilme (com um contrato precioso) que um grupo de ladrões roubou por acaso, quando assaltaram o quarto de um estrangeiro que foi misteriosamente assassinado. Sendo esse estrangeiro um amigo da inspetora Ng (Michelle Yeoh), ela parte para a investigação das razões do assassinato, contando com a ajuda da enviada especial Carrie Morris (Cynthia Rothrock) para resolver o caso.

Embora seja um filme divertido e com excelentes cenas de acção, o enredo deste filme é bastante caricato. Em primeiro lugar, os três ladrões que causam a confusão inicial têm nomes de medicamentos: Aspirina, Strepsil e Panadol (interpretado por um “tal” de Tsui Hark em início de carreira). Em segundo lugar, a história do filme vai avançando de forma um bocado aleatória enquanto nos introduz personagens memoráveis, como o incrível Big Moustache (um dos mercenários do principal vilão do filme, Henry Tin). O final acaba por ser inesperado, num filme que tem algumas dificuldades em manter uma história coerente, mas cujo alto nível de divertimento compensa essa lacuna.

Aumentar

Os vilões do filme.
Yes, Madam (1985)

Além da comédia nonsense e estupidez habitual de alguns dos personagens principais do filme, este destaca-se pelas excelentes cenas de luta que põem no centro da acção Carrie Morris e Michelle Yeoh. Embora Carrie Morris não seja propriamente uma grande actriz em qualquer cena que não lhe peça para partir um capanga a meio, a verdade é que nas cenas de luta é excelente e compensa qualquer lacuna que possa ter enquanto atriz mais “séria”. Já Michelle Yeoh é excelente a todos os níveis e provavelmente a melhor actriz de todo o filme, naquele que foi o primeiro papel de protagonista da sua carreira e que a havia de lançar para uma carreira de sucesso.

Com uma história bizarra, mas divertida, cenas de acção espetaculares e uma protagonista que se começava a afirmar como estrela cinematográfica, Yes, Madam acabou por ser um filme importante na indústria cinematográfica de Hong Kong, sendo a primeira entrada de um franchising que acabaria por ter nove filmes. Não é propriamente um filme que se veja para refletir sobre a vida ou ficar emocionalmente arrebatado, mas é uma boa escolha para quando queremos apenas boas cenas de acção e entretenimento puro e duro.

Trailer do filme.