Após o resultado incrível nos Oscars, é uma boa altura para falar dos excelentes filmes do realizador sul-coreano pela minha ordem de preferência.
Tendo tido o primeiro contacto com o trabalho de Bong Joon-ho (봉준호) há vários anos atrás quando vi o The Host numa sessão da tarde nos antigos cinemas Medeia do Shopping Cidade do Porto, tenho vindo a acompanhar o trabalho do realizador sul-coreano ao longo dos últimos anos.
A vitória nos Oscars não reflecte apenas o seu excelente trabalho como realizador, mas é também um excelente prémio para um pequeno país que tem sido responsável por alguns dos melhores filmes lançados nas últimas duas décadas. Não há um filme que não goste da obra de Bong Joon-ho, e mesmo gostando mais de uns que de outros, são todos muito recomendáveis. O realizador sul-coreano parece ser capaz de fazer todos os géneros, desde uma comédia negra que se passa num pequeno bairro, um grandioso filme de acção num comboio a alta velocidade ou mesmo um filme icónico de monstros. Fica então aqui a lista:
#7 Okja
A produção feita em conjunto com a Netflix é provavelmente o filme mais “soft” da carreira do realizador sul-coreano. Focando-se, tal como em The Host, na preservação ambiental, a relação que temos com outras espécies e o capitalismo desenfreado de hoje em dia, é um filme com temáticas bastante adultas que facilmente se mascara de filme para um público mais jovem.
#6 The Host (괴물)
O primeiro filme de Bong Joon-ho a ter grande destaque no panorama internacional. Embora haja “monstros” em todos os filmes do realizador sul-coreano, este é o único que tem realmente um monstro. O filme foca-se numa família que quando tudo e todos lhes falham, une esforços para salvar o membro mais novo da família. Com a preservação ambiental em foco e várias críticas a entidades governamentais coreanas, The Host é um filme de monstros diferente do habitual, onde os interesses de uma pequena família se sobrepõem aos planos megalómanos de governos locais.
#5 Snowpiercer (설국열차)
Numa nova idade do gelo, todos os sobreviventes da espécie humana vivem a bordo de um comboio que circula o planeta. Divididos por classes sociais, Snowpiercer é novamente uma obra de Bong Joon-ho com o capitalismo e a preservação ambiental em foco. Sendo o seu primeiro filme a contar com um elenco maioritariamente não sul-coreano, é a sua obra com mais acção, parecendo por vezes um videojogo à medida que o protagonista (Chris Evans) vai avançando pelo comboio a combater os mais diversos tipos de adversários. Devido aos diálogos estarem na sua maioria em inglês, Snowpiercer permitiu a Bong Joon-ho atingir um novo nível de destaque em Hollywood (e uma guerra sobre decisões de edição do filme com Harvey Weinstein).
#4 Barking Dogs Never Bite (플란다스의 개)
O primeiro filme realizado por Bong Joon-ho é uma comédia negra em que o protagonista é um académico que vive atormentado pelo latir de um cão da vizinhança. Passando-se a acção num pequeno bairro, Barking Dogs Never Bite apresenta-nos um aglomerado de personagens estranhos numa história sobre karma ou a ausência dele. É uma excelente estreia no mundo do cinema por parte de Bong Joon-ho, que já neste filmes mostra as bases que viriam a moldar muito do seu trabalho posterior.
#3 Parasite (기생충)
Provavelmente aquele que será para sempre o filme mais famoso do realizador. A sátira à sociedade sul-coreana conseguiu um sucesso inesperado e arrebatou quatro Oscars, surpreendo tudo e todos. Embora não seja o meu favorito, é provavelmente o filme mais cómico do realizador sul-coreano, colocando-nos várias questões morais e quase nos obrigando a escolher um lado pelo qual torcer. É uma das melhores obras sobre o capitalismo e a crescente desigualdade social que saiu nos últimos anos. Um vencedor mais que justo do Oscar de melhor filme.
#2 Mother (마더)
A mãe de um rapaz com problemas mentais vê o seu filho acusado de homicídio, fazendo tudo para conseguir ilibar o seu filho do crime que foi acusado. Kim Hye-ja tem um papel tremendo como mãe. Com uma cinematografia excelente e um enredo que mantém o espectador em suspense até ao fim do filme, Mother é um thriller diferente do habitual, onde uma senhora idosa toma o protagonismo e toda a acção do filme anda à volta das suas decisões pessoais. É uma obra com uma carga emocional grande e sem dúvida um das melhores filmes já feitos sobre o que uma mãe é capaz de fazer por um filho.
#1 Memories of Murder (살인의 추억)
Após a morte de duas mulheres, um grupo de polícia desnaturados tenta resolver um caso de homicídio, que lentamente se vai tornando numa caça a um serial-killer. É o meu favorito pessoal da obra de Bong Joon-ho, considerando-o um dos melhores filmes policiais de sempre. Baseado num caso real, Memories of Murder é uma história macabra, misturada com uma excelente cinematografia e excelentes interpretações, que nos coloca no centro de uma investigação caótica e lentamente se vai tornando naquele que é, provavelmente, o filme mais perturbador da carreira de Bong Joon-ho.