Chinatown Kid (唐人街功夫小子) é um filme realizado por Chang Cheh (張易揚) com Alexander Fu Sheng (傅声) e Sun Jian nos principais papéis.

Embora não sejam o tipo de filmes que se veja para ver grandes interpretações dramáticas, a maior parte dos filmes do estúdio Shaw Brothers garantem sempre um tempo bem passado. Chinatown Kid troca os cenários da China imperial por San Francisco dos anos 70 e tal como muitos outros filmes do mesmo estúdio, não desilude.

Aumentar

CK3
Chinatown Kid (唐人街功夫小子)

Tan Dong (Alexander Fu Sheng) é um jovem que se envolve frequentemente em problemas na sua cidade natal de Hong Kong. Um dia ao envolver-se com a máfia local, é obrigado a mudar-se para os EUA de forma a escapar ao gangue local que o persegue. Yang Jianwen (Sun Jian) é um jovem estudante de Taiwan que ganha uma bolsa de estudos nos Estados Unidos e que se muda para a cidade de S. Francisco para estudar. Acabam ambos a trabalhar no mesmo restaurante, onde a personalidade complicada de Tan Dong acaba por novamente causar problemas com as máfias locais. Porrada velha assegurada.

Chinatown Kid não prima propriamente pela história ou pelo nível de interpretação dos actores, mas sim pelas excelentes cenas de acção que contém. Num cenário um pouco diferente do que estamos habituados, Fu Sheng ganha o maior destaque do filme ao estar presente na maior parte das cenas de acção. Estas são bastante divertidas e originais, com o talento de Fu Sheng a sobressair nas várias lutas contra dezenas de criminosos locais. Yang Jianwen não tem tanto destaque no filme como Fu Sheng, mas as cenas em que contracenam juntos são no global bastante cómicas, não pela escrita humorística em si, mas por uma mistura de má actuação com o humor bizarro que muitos destes filmes nos proporcionam.

Aumentar

CK6
Chinatown Kid (唐人街功夫小子)

Além das excelentes cenas de artes marciais, há também destaque para o guarda roupa dos dois protagonistas do filme. É sempre positivo quando um dos protagonistas passa mais de metade do filme de calças e colete de ganga a desbardar metade da população de Chinatown e o outro conduz o seu dia a dia de trabalho apenas envergando um avental sem qualquer t-shirt por baixo.

Com a acção a passar-se num cenário fora do habitual, Chinatown Kid é bastante divertido e mais uma pérola do estúdio Shaw Brothers. Se no campo de actuação estamos dentro do normal, as cenas de artes marciais são bastante trabalhadas e ao nível de qualidade que os filmes de Chang Cheh costumam atingir. Concluindo, na minha opinião, todos os heróis de acção deviam ser obrigados a vestir-se completamente de ganga pelo menos num filme da sua carreira.

Trailer do filme.