The Stolen Bicycle (單車失竊記) é um livro escrito por Wu Ming-Yi (吳明益) publicado em 2015.
Wu Ming-yi é um dos maiores nomes da literatura contemporânea de Taiwan. Professor de literatura, investigador de borboletas, artista plástico e activista ambiental, Wu Ming-Yi é um nome forte do panorama cultural de Taiwan. The Stolen Bicycle é o seu quinto romance, uma viagem pela história de Taiwan, maioritariamente no século XX, que surge a partir de uma simples pergunta sobre uma bicicleta.
Aumentar

A narrativa do livro começa de forma simples. O protagonista, um escritor, é confrontado com a pergunta de um dos seus fãs que questiona o que terá acontecido a uma bicicleta que aparece num dos seus últimos romances. A partir desta premissa, o protagonista embarca numa viagem, com grandes doses de nostalgia, que o levam a reflectir sobre a sua família, bicicletas, a segunda guerra mundial e o seu próprio país.
The Stolen Bicycle é uma obra cativante, especialmente por ter como foco central da história as bicicletas e a forma como estas estão tão directamente ligadas à história do seu país. Recuando a um tempo em que as bicicletas eram tão valiosas como carros topo de gama, esta obra analisa de forma bastante detalhada variados modelos de bicicletas, o que as faz especiais e a sua importância história e cultural. É muitas vezes a partir da recordação de uma destas bicicletas que somos introduzidos a novos personagens ou a novos fragmentos da memória do autor.
O leque de personagens presente na obra é também fascinante. A família do protagonista está sempre em foco e é acompanhada ao longo do livro, tendo especial destaque o pai, mãe e irmão mais velho do personagem principal (com as bicicletas a servirem para recuar a pontos específicos na vida do narrador). Fora do agregado familiar do narrador, há também um grande grupo de personagens (que são responsáveis por introduzir outros personagens) que se destacam. Entre estas, o maior destaque irá provavelmente para Abbas, um fotógrafo de Guerra nativo de Taiwan. É a partir deste personagem que as maiores lembranças da segunda guerra mundial aparecem, surgindo histórias fascinantes e cujo nível de detalhe é hipnotizante para o leitor.
Misturando a realidade e o surrealismo, The Stolen Bicycle é uma obra que aborda várias temáticas como o amor, a vida, a morte e o valor que damos a certos objectos que se tornam uma parte marcante da nossa vida. Apesar de abordar temáticas por vezes depressivas, não é um livro melancólico, tendo antes um certo sentimento de nostalgia que se alonga por toda a obra. Num livro que serve também de homenagem à história do seu país, Wu Ming-yi cria um ambiente mágico e fascinante que nos leva a querer saber mais não só sobre o seu próprio país, mas também sobre o papel que as bicicletas têm na história global.