The Farewell (别告诉她) é um filme realizado por Lulu Wang com Awkwafina, Shuzhen Zhao e Tzi Ma nos principais papéis.

A primeira vez que ouvi falar desta história foi através de um episódio de This American Life. Desconhecendo algumas das burocracias relacionadas com o sistema de saúde chinês, não fazia a mínima ideia que era possível esconder a uma pessoa que tivesse cancro o seu diagnóstico. É este o ponto de partida para a história de The Farewell, filme baseado na história real da realizadora do filme cuja família decidiu esconder o diagnóstico de cancro à sua avó quando este foi descoberto.

Aumentar

Farewell1
The Farewell

Billi (Awkwafina) é uma jovem sino-americana filha de emigrantes que tenta navegar a sua vida em Nova Iorque. Ao tomar conhecimento que a sua avó (Shuzhen Zhao) tem cancro, não consegue perceber a razão da família querer ocultar os resultados do diagnóstico, acabando por partir para a China para participar no casamento do primo (que foi organizado basicamente como uma desculpa para toda a gente passar tempo com a avó antes que esta faleça).

Para quem já conhecia a história, o filme não guarda propriamente muitas surpresas em termos de enredo, mas a forma como a história foi adaptada para o cinema, provavelmente por ser uma experiência pessoal da realizadora, dá-nos uma perspectiva bastante íntima das diferenças culturais e das relações familiares entre os EUA e a China. No entanto, a história vai além das diferenças culturais entre EUA e China abordadas noutros filmes, que muitas vezes até são mais baseadas em estereótipos que na realidade em si.

Aumentar

Farewell2
The Farewell

Em The Farewell, e mesmo havendo um maior destaque para o personagem de Awkwafina, quase todos os personagens do elenco principal são alvo de foco a um certo ponto da história. O objectivo é enfatizar a sua própria experiência pessoal, seja como emigrante chinês ou como o familiar que ficou para trás e que viu a mudança económica radical da China nos últimos anos. Torna-se assim um retrato mais íntimo do que é comum, ao mostrar de perto os sentimentos de cada personagem e a forma como estes lidam com a família, o sofrimento e a morte.

Embora seja um filme americano, a realizadora teve a liberdade de decidir que o diálogo seria quase na sua totalidade em chinês, algo que ajuda a fortalecer a autenticidade do filme. Com a maior parte da acção a passar-se na China (mais exactamente na cidade de Changchun), esta é retratada de uma forma um pouco invulgar num filme produzido por um estúdio americano, não entrando em hiperbolismos de riqueza ou pobreza, dando um retrato do país muito próximo da realidade. Os diálogos, os cenários, o elenco que é na sua maioria chinês e todo o ambiente em si quase nos fazem esquecer que estamos a ver um filme americano.

Aumentar

Farewell3
The Farewell

Awkwafina no seu primeiro grande papel como protagonista tem um desempenho incrível, convencendo alguém completamente perdido numa situação que a põe em confronto com as duas culturas com que cresceu (numa interpretação que já lhe valeu uma nomeação para um Globo de Ouro). Mas nem só a protagonista se destaca, com todo o elenco a contribuir para o retrato convincente desta família chinesa, onde se destacam principalmente Shuzhen Zhao, Tzi Ma, Diana Lin e Jiang Yongbo.

The Farewell é uma excelente adaptação de uma história peculiar, não sendo demasiado melodramático, foca-se mais na experiência pessoal e cultural de cada um dos personagens do que propriamente na situação em si. Contando já com uma nomeação para um Globo de Ouro, é de esperar que também figure da lista dos candidatos ao Oscar de melhor filme de língua estrangeira.