Project Gutenberg (无双) é um filme realizado por Felix Chong (庄文强) com Chow Yun-Fat (周潤發) e Aaron Kwok (郭富城) nos principais papéis.
O cinema de Hong Kong já não dispara filmes de acção espectaculares todos os meses como fazia há uns anos atrás. Project Gutenberg recorda-nos não só porque é que tanta gente se apaixonou pelos filmes policiais de Hong Kong, mas também a razão pela qual Chow Yun-Fat foi uma das maiores estrelas dos anos 80 e 90 no cinema de acção de Hong Kong.
Aumentar

O filme começa quando Lee Man (Aaron Kwok), apresentado como um burlão, é apanhado na Tailândia e extraditado para Hong Kong, onde é alvo de um interrogatório pela polícia local.
Interrogado pela Inspectora Ho (Catherine Chau), ficamos a saber que este fez parte de uma rede internacional de falsificação de notas da qual apenas restam dois membros, ele e o líder da organização, “O Pintor” (Chow Yun-Fat). Com uma narrativa in media res, voltamos atrás no tempo para descobrir como começou o envolvimento de Lee Man nesta organização e como foi evoluindo dentro da mesma.
Ao longo da história ficamos a saber que Lee Man era um artista falhado, cuja falta de talento levou ao fim da relação com a talentosa artista Yuen Man (Zhang Jingchu). Juntando-se à organização de falsificação de dinheiro pouco tempo após o fim da relação, encontra nesta um variado número de personagens interessantes, das quais vamos descobrindo mais ao longo do filme através do relato empolgante de Lee Man.
Aumentar

Project Gutenberg foi uma bela surpresa. Em primeiro lugar, há que destacar o papel de Chow Yun-Fat. Num papel mais de vilão do que de herói, Chow Yun-Fat faz-nos relembrar alguns dos seus papéis mais icónicos nos filmes de John Woo. Embora já com alguma idade, continua a ter um estilo incomparável nas cenas de acção em que entra, não havendo ainda hoje em dia alguém mais fixe do que ele a voar pelo meio do ecrã enquanto dispara uma caçadeira.
E por falar em caçadeira, as cenas de acção, embora não apareçam em grande quantidade, são excelentes. Excitantes, bem coreografadas e a mostrar o que de melhor o cinema de Hong Kong tem para oferecer.
Aumentar

Depois há a história, empolgante e com algumas reviravoltas um pouco inesperadas (pelo menos para mim), tornam Project Gutenberg, na minha opinião, num dos melhores filmes de Hong Kong de 2018.
Escrito e realizado por Felix Chong (escritor da trilogia Infernal Affairs) e com Chow Yun-Fat e Aaron Kown em grande forma, Project Gutenberg é um filme que sem dúvida vale a pena ver.
Fonte das imagens: Google Images