The Three-Body Problem (三体) é um livro de ficção científica escrito por Liu Cixin (刘慈欣).
Liu Cixin (刘慈欣) é um dos nomes mais renomeados da ficção científica chinesa. Vencedor do Hugo Award (um dos mais prestigiados prémios para escritores de ficção científica), viu também este ano a adaptação de uma história sua ao cinema, com o filme The Wandering Earth (流浪地球) a ser um dos principais blockbusters chineses deste ano.
The Three-Body Problem é o primeiro livro de uma trilogia que catapultou o escritor chinês para a fama. Numa abordagem original à temática das relações intergalácticas, Liu Cixin constrói uma história bastante original onde pouco a pouco vamos desvendando quem está por detrás de alguns eventos paranormais que ocorrem ao longo da narrativa deste primeiro livro.
Aumentar

A história do livro estende-se por um período largo, que vai desde os tempos da revolução cultural até aos dias hoje. A revolução cultural é parte fulcral desta história, tendo este livro servido também para dar uma ideia das atrocidades que se cometeram durante esta altura a alguns dos leitores mais jovens na China (e digo isto por experiência própria ao ter falado com alguns dos fãs do livro na China).
Com os Estados Unidos ou cidades futuristas a serem normalmente o palco para este tipo de histórias, é refrescante esta mudança de local, com muita da acção a passar-se por vários locais da China nos anos setenta e na actualidade. Sem querer spoilar, o livro é bastante inventivo, e as reviravoltas que a história dá são bastantes originais e apelativas, não sendo de espantar que a história seja adaptada ao cinema num futuro próximo.
The Three-Body Problem merece sem dúvida todo o burburinho que se fez à volta da obra. É um livro bastante cativante que é capaz de apelar até aqueles que não são grandes fãs de ficção científica. A tradução para inglês (por Ken Liu) é excelente e contextualiza alguns dos temais mais “locais” abordados ao longo da obra. Quanto a mim resta-me agora pegar nos outros dois livros da saga para saber o desfecho desta empolgante história.
Fonte das imagens: Google Images