Train to Busan (부산행) é um filme de terror sul-coreano realizado por Sang-ho Yeon com Yoo Gong e Dong Seok-Ma nos principais papéis.
Não sou um grande fã de filmes de zombies, não é o tipo de filme que faça questão de ver e provavelmente os que mais gosto dentro do género são os que se afastam do terror entram mais no campo da comédia. Caso não me tivessem chamado à atenção para este Train to Busan, provavelmente o mesmo ter-me-ia passado despercebido. Ainda bem que o fizeram, pois o mesmo é um dos melhores filmes do género que já vi.
Aumentar

Realizado pelo “desconhecido” Sang-ho Yeon (que até à realização deste filme se tinha dedicado a filmes de animação), Train to Busan tem como personagem principal Seok Woo (Yoo Gong), um gestor de fundos recentemente divorciado que vê a relação com a sua filha a deteriorar-se de dia para dia devido ao pouco tempo que passa com ela. Tentando remendar a relação com a sua filha Soo-an (Soo-an Kim), Seok Woo cede ao pedido desta que lhe pede para a levar até à cidade de Busan no seu dia de aniversário, de modo a que esta possa estar junta com ambos os pais neste dia especial. Pouco depois de entrarem no comboio para Busan, os passageiros apercebem-se através do noticiário dos vários tumultos estranhos que acontecem um pouco por toda a Coreia do Sul devido a um estranho vírus, não suspeitando que uma das pessoas infectadas pelo vírus já se encontra a bordo.
A partir do momento em que a primeira pessoa é mordida no comboio, o filme torna-se num festival claustrofóbico de violência e terror, mantendo um ritmo frenético e imprevisível até ao fim. Num dos aspectos que o filme se destaca é sem dúvida no aspecto visual, sendo provavelmente o filme com os zombies mais ameaçadores que já vi. Aparecem por todo o lado, parecem imparáveis e a velocidade com que a contaminação passa de uns para os outros é alucinante. Tudo isto é favorecido por excelentes efeitos especiais que ajudam a consolidar o ambiente paranóico que se sente ao longo de todo o filme.
Aumentar

Em termos de elenco, e tal como é habitual no cinema sul-coreano, os actores são mais que competentes, especialmente Yoo Gong e Dong-seok Ma, que formam uma dupla de heróis improváveis contra a ameaça zombie. Outro dos pontos fortes deste filme é a capacidade dramática de todo o elenco principal, desde os mais novos até aos mais velhos, que conseguem transmitir uma carga emocional convincente ao filme.
Esta primeira longa-metragem “live-action” de Sang-ho Yeon é uma excelente estreia no mundo do cinema de terror (e cinema em geral), conseguindo misturar de forma excelente terror, acção e drama. Train to Busan é um filme assustador, com excelentes cenas de acção e uma carga dramática convincente que o transforma, na minha opinião, num dos melhores filmes de zombies que eu já tive oportunidade de ver.
Fonte das imagens: Google Images