Wolf Warrior 2 (战狼2) é um filme de acção chinês realizado por Wu Jing (吴京), que conta com Wu Jing, Frank Grillo e Celina Jade nos principais papéis.
O primeiro Wolf Warrior foi um filme que passou um pouco despercebido. Tendo tido um sucesso moderado na China, o filme teve pouco ou nenhum destaque no estrangeiro. A história do primeiro filme foca-se em Leng Feng, um soldado chinês que após desrespeitar uma ordem directa acaba por assassinar um traficante de droga. Preso por tal ofensa, Leng Feng acaba por ser integrado nos Wolf Warriors, uma unidade de forças especiais do exército chinês. O enredo do primeiro filme andava à volta do plano de vingança do irmão do traficante de droga que Leng Feng assassinou, que, para vingar a morte do seu irmão, decide atacar os Wolf Warriors em território chinês. Feito com um orçamento reduzido, Wolf Warrior é um filme de acção engraçado onde o maior destaque vai para o confronto final entre o personagem de Wu Jing e Scott Adkins.
Aumentar

Quando Wolf Warrior 2 foi anunciado, não seria de esperar o fenómeno em que o filme se viria a tornar. Focando-se nos eventos que sucedem o fim do primeiro filme, Leng Feng volta a meter-se em problemas na China quando mata um mafioso local, acabando por ser preso e destituído dos Wolf Warriors. Sentenciado a três anos de prisão, acaba por receber notícias que a sua esposa (também militar) foi morta numa missão, restando apenas uma bala como pista sobre a identidade dos criminosos que a assassinaram. Após sair da prisão, Leng Feng, seguindo as poucas pistas que tem, segue para África (sim, para África, não há qualquer referência ao nome do país em que Leng Feng se encontra, apenas se sabe que este está em África), onde cria laços de amizade com bastantes locais enquanto procura os responsáveis pela morte da sua mulher.
Visto que apenas procurar o assassino da sua mulher seria uma narrativa demasiado enfadonha para um filme de acção, Leng Feng vê o país em que se encontra a entrar em guerra civil e a ser assolado por uma doença bastante parecida com o Ébola. Chegando um navio do exército chinês pouco tempo depois a este país para evacuar os cidadãos de nacionalidade chinesa, Leng Feng é informado que ainda há um grupo de chineses no centro do país à espera de ser salvo, encontrando-se entre eles o Dr. Chen, um ilustre médico chinês que supostamente tem a cura para a praga que assola o país. Uma vez que o exército chinês não tem permissão para executar manobras em terra, cabe a Leng Feng tornar-se o herói do dia e partir para salvar os seus conterrâneos.
Aumentar

Wolf Warrior 2 é um filme que pode ser comparado a First Blood II (Rambo 2). É um filme com uma vertente óbvia nacionalista e de propaganda, mas nada que seja muito diferente de muitas obras que saem de Hollywood todos os anos. Os Estados Unidos são alvo de bastantes indirectas ao longo do filme, o que também contribuiu para que a recepção no mercado americano não fosse a mais entusiástica. Apesar da parte propagandista, o filme tem alguns momentos interessantes sobre a presença chinesa em África, com alguns dos locais a não terem a melhor relação com os chineses. Pondo de parte a componente política do filme, Wolf Warrior 2 é um filme de acção espectacular, embora na minha opinião não esteja ao mesmo nível de outros filmes mais recentes como Operation Mekong.
Wu Jing é sem dúvida o maior destaque do filme, participando em várias cenas de acção verdadeiramente espectaculares. Seja a pé, a correr ou a andar de carro, Wu Jing é uma verdadeira força da natureza, fazendo lembrar alguns dos filmes de acção mais icónicos dos anos oitenta e noventa. No entanto, embora a acção seja bastante boa, o filme conta também com alguns elementos menos positivos. Exceptuando Wu Jing e Frank Grillo (que é um excelente vilão neste filme), o resto dos actores do filme não primam propriamente pela qualidade em termos de interpretação.
Aumentar

Visto que o filme não teve ao seu dispor um orçamento comparável aos dos grandes blockbusters de Hollywood, a qualidade dos efeitos especiais é um pouco fraca, sendo demasiado óbvio o uso do CGI em algumas cenas (um problema que infelizmente não é único deste filme no mercado chinês). Wolf Warrior 2 é também um filme extremamente violento, algo que me surpreendeu, pois não esperava que o filme fosse tão gráfico.
Wolf Warrior 2 não é uma obra prima, mas acaba por ser um filme de acção divertido caso não o levemos muito a sério. Wolf Warrior 2 acabou por se tornar no maior sucesso de bilheteira de sempre na China, embora fora de portas não tenha tido grande sucesso. Foi escolhido como o representante da China para os Oscares de 2018, o que na minha opinião foi um tremendo exagero e uma pequena provocação à academia. O terceiro filme já foi anunciado.
Fonte das imagens: Google Images