Operation Mekong (湄公河行动) é um filme de acção de 2016 realizado por Dante Lam (林超贤) com Zhang Hanyu (张涵予) e Eddie Peng (彭于晏) nos principais papéis.

A 5 de Outubro de 2011, dois navios chineses foram atacados no Rio Mekong na zona do Triângulo Dourado por traficantes de droga locais. A tripulação de ambos os navios foi morta durante o ataque, resultando num total de treze mortos cujos corpos foram atirados ao rio pelos narcotraficantes. Sendo este um dos ataques mais graves a cidadãos chineses no estrangeiro dos tempos mais recentes, o governo chinês pôs em marcha uma cooperação com o Laos, Myanmar e Tailândia para encontrar os responsáveis pelo ataque e julgá-los em solo chinês. Operation Mekong conta a história da operação levada a cargo por um grupo de forças especiais chinesas para prender os responsáveis pelo ataque.

Aumentar

Operationg-Mekong5
Fang Xinwu (Eddie Peng) é um agente da polícia chinesa infiltrado no mundo do narcotráfico do triângulo dourado. (Operation Mekong)

Gao Gang (Zhao Hanyu) é o líder uma equipa de forças especiais anti narcotráfico que é enviada para a Tailândia, onde encontram Fang Xinwu (Eddie Peng), um agente da polícia chinesa infiltrado no submundo do narcotráfico na zona do Triângulo Dourado. Após descobrirem que o culpado pelos ataques é Naw Khar (Pawarith Monkolpisit), um dos maiores traficantes locais, os polícias chineses delineiam um plano para apanhar Naw Khar e os capangas que o ajudaram no ataque.

A história de Operation Mekong é simples, com um enredo linear que se foca quase completamente na perseguição aos culpados pelos ataques. O enredo não entra em alguns dos detalhes mais específicos da operação policial que inspirou o filme. Embora tenha algumas histórias secundárias que servem para dar algum contexto à história dos personagens principais, estas não são muito exploradas, sendo dada apenas a informação essencial para justificar a presença destes agentes policiais no local.

Aumentar

Operationg-Mekong2
Naw Khar (Pawalit Mongkolpisit) é um vilão extremamente sádico. (Operation Mekong)

Os grandes destaques do filme são a excelente química entre os seus protagonistas e as fantásticas cenas de acção. Gao Gang e Eddie Peng tem grande química no ecrã, não sendo surpreendente se no futuro fizerem novamente um filme juntos. O realizador do filme faz também questão em dar tempo suficiente ao espectador para conhecer e se habituar aos restantes membros da equipa de agentes chineses. Os personagens secundários criam uma certa empatia com o espectador, o que faz com que as cenas de acção se tornem mais emocionantes quando a vida destes está em risco. Não querendo menosprezar o trabalho dos restantes actores secundários, há um deles que se destaca dos demais, “Bingo”, o cão da equipa. Não me lembro de outro filme onde um cão tenha tanto destaque e seja tão espectacular durante as cenas de acção. Metade dos filmes de acção que saíram de Hollywood recentemente não têm um protagonista com tanto carisma e habilidade como este pastor alemão.

Já no lado dos vilões, Pawarith Monkolpisit faz um excelente trabalho, talvez até demasiado, pois o papel dos vilões no filme é hiperbolizado ao máximo, sendo estes retratados como verdadeiros demónios sem qualquer tipo de sentimento de empatia por quem quer que seja.

Aumentar

BINGO
O agente canino Bingo é um dos destaques do filme. (Operation Mekong)

Em termos de acção o filme é fantástico. As cenas de acção são longas e muito bem produzidas, sendo de destacar o trabalho do realizador Dante Lam neste departamento. Embora se note que algum CGI que não é da melhor qualidade, a espectacularidade das cenas de acção compensa essa lacuna, especialmente uma que se passa num centro comercial e outra em que os agentes especiais tentam infiltrar um covil de droga. Uma das coisas interessantes deste filme é o facto de todas as cenas de acção serem protagonizadas em equipa, não havendo um só homem a desbastar todos os inimigos que lhe aparecem à frente. Há o cuidado de nos mostrar a operação em todas as frentes, sendo um pouco similar aos filmes da saga Missão Impossível neste ponto. O universo do filme, no entanto, tende para ser um pouco para o demasiado fantasioso (chegando mesmo ao exagero no que diz respeito ao exército de Naw Khar), o que pode fazer com que o espectador esqueça que está a ver uma obra baseada em eventos reais.

Operation Mekong é um filme de acção fantástico. Embora tenha uma história simples, o que também se deve à familiaridade do público chinês com o assunto em questão, as cenas de acção são espectaculares e compensam as outras partes mais fracas do filme. O filme foi um sucesso de bilheteira na China e abriu caminho para uma nova onda de filmes de acção chineses com toques subtis (ou não) de propaganda política.

Trailer do filme.

Fonte das imagens: Google Images