Dai Liang (aka A Bu) é um pianista chinês nascido em Beijing em 1999. Afastando-se um pouco das suas raízes clássicas, A Bu tem-se focado na música jazz nos últimos anos.

Tendo iniciado a prática do piano aos 4 anos de idade, A Bu desde cedo mostrou ser um virtuoso pianista, tendo ganho vários prémios ao longo de toda a sua infância. Ao contrário de muitos pianistas virtuosos chineses cujo foco é unicamente a música clássica, A Bu decidiu também enveredar pelos caminhos do Jazz, tendo já tocado com grandes nomes do Jazz mundial como Chick Corea, Antonio Hart e Al Jarreau.

A Bu - Butterflies Fly in Pairs

Além de ser um actual aluno da prestigiosa Juilliard School de Nova Iorque, A Bu começou a destacar-se bastante no panorama internacional após ser galardoado numa competição do Montreux Jazz Festival, onde ganhou a oportunidade de tocar no famoso festival. A partir dessa data, A Bu começou a ser convidado para tocar em vários festivais de Jazz por todo o mundo, onde tem tido a honra de partilhar o palco com alguns dos grandes nomes desse género musical.

Em termos de trabalhos de estúdio, A Bu conta com dois trabalhos lançados: 88 Tones of Black and White e Butterflies Fly in Pairs. O primeiro álbum, gravado com o A Bu Trio (Abu, Shao Ha Ha e Ma Kai) consiste na sua maioria de versões de alguns dos artistas de renome que são a fonte da inspiração do jovem pianista chinês.

Documentário sobre a produção do segundo álbum de A Bu.

O segundo álbum, Butterflies Fly in Pairs, já conta com alguns originais da autoria de A Bu, que provavelmente daqui a uns anos serão temas de referência no panorama do Jazz chinês (e mundial). Este segundo álbum foi gravado em Nova Iorque, onde A Bu teve a oportunidade de colaborar com alguns músicos da cena do Jazz norte-americano como Ryan J. Lee, Tom Kennedy, David Watson, Darryl Dixon, Cecilia Stalin e Antonio Hart.

Entrando por um género musical cuja popularidade ainda não é muito grande na China, A Bu arrisca-se a ser um dos futuros grandes nomes de referência da cena do Jazz chinês e mesmo mundial. Portador de um talento único, é de esperar que o jovem chinês continue a deslumbrar no mundo do Jazz e que influencie cada vez mais jovens a tocar Jazz na China.

A Bu Trio em Shanghai.

Fontes: www.abujazz.com