Country Driving é um livro escrito por Peter Hessler, publicado em 2010, o terceiro da “trilogia da China” do escritor americano.

O boom automobilístico é relativamente recente na China. Contando com poucos milhões de condutores espalhados por todo o país no final do século XX, a situação mudou neste novo século. O rápido crescimento do número de automóveis nas estradas chinesas tem causado graves problemas de tráfego automóvel nas grandes cidades chinesas, além do evidente impacto ambiental, que já levou o governo local a tomar medidas com o intuito de controlar o número de automóveis em circulação nas estradas.

Aumentar

HesslerSUV_617
Peter Hessler foi onde podia e não podia ao volante de um jipe alugado. (Country Driving)

Recuando até 2001, Peter Hessler, que na altura já se encontrava a viver em Pequim, tomou uma decisão que viria a ser fulcral para a escrita deste excelente livro: tirar a carta de condução chinesa. Tendo passado com sucesso um exame de código caricato e um de condução relativamente fácil, Hessler partiu pelas estradas da China, deslocando-se muitas vezes a locais onde supostamente não podia ir, para escrever uma história contada em três partes: “A Muralha”, “A Aldeia” e “A Fábrica”.

No seu primeiro livro, River Town, Peter Hessler pinta um excelente retrato da experiência de ser um professor estrangeiro colocado numa cidade remota na China a partir de um relato sincero do choque cultural que sentiu e da relação próxima que criou com alguns dos seus alunos. Neste seu terceiro livro sobre a China, Peter Hessler embarcou num projecto mais ambicioso cuja investigação se prolongou ao longo de seis anos.

Aumentar

images4
O autor do livro deu boleia a muita gente durante as suas viagens. (Country Driving)

Na primeira parte do livro, “The Wall”, Hessler embarca numa viagem de carro feita ao longo da grande muralha. Ao longo de vários meses, Hessler aproveitou para viajar a várias secções da muralha, relatando ao longo desta primeira parte do livro várias curiosidades sobre um dos monumentos mais famosos do mundo. Mas nem só de curiosidades sobre a grande muralha vive esta primeira parte. As partes mais interessantes são sem dúvida as várias entrevistas que Hessler fez aos habitantes dos locais que visitou e às pessoas a quem foi dando boleia durante a sua viagem.

Na segunda parte, “The Village”, Hessler foca-se na história de uma pequena aldeia nos subúrbios de Pequim onde alugou uma casa para passar os fins de semana. Alvo de um crescimento económico súbito devido à melhoria das condições de acesso a este vilarejo, Hessler relata como o aparecimento de novas oportunidades de negócio influenciou os locais e as mudanças que causou nas suas vidas, em especial na vida de uma família com quem Hessler mantinha uma relação bastante próxima. A vida política desta pequena aldeia também é alvo de destaque nesta parte do livro, dando uma ideia ao leitor de como funciona o “pequeno governo” na China.

Aumentar

peter-hessler-e8cf29e1-3b81-48d1-978a-4aac26267ff-resize-750
Country Driving é uma das melhores obras de Peter Hessler. (Country Driving)

Na terceira e última parte do livro, “The Factory”, Hessler testemunha na primeira pessoa o processo de criação de uma nova fábrica na China. Neste capítulo, um dos mais fascinantes do livro, Hessler acompanha o processo de crescimento da fábrica, estando presente no processo de entrevistas dos trabalhadores e testemunhando as várias artimanhas em que os donos da fábrica se envolvem para garantirem que esta tem sucesso. É dada também uma visão bastante íntima da vida de alguns trabalhadores da fábrica, que vão desde jovens inexperientes a tentar singrar no seu primeiro trabalho até velhos mestres que relatam vários episódios da sua longa carreira.

Country Driving, além de nos proporcionar uma excelente viagem à volta da China, dá-nos uma visão bastante íntima de como funcionam as relações pessoais e políticas numa pequena aldeia chinesa e de como é a vida numa das fábricas de que tanto se ouve falar no ocidente (e tudo o que se passa nas intermediações destas). É um excelente livro e um dos melhores, senão o melhor livro escrito por Peter Hessler.

Peter Hessler a falar sobre o livro.

Fonte das imagens: Google Images