The Dead End (烈日灼心) é um filme de 2015 realizado por Cao Baoping (曹保平), que conta com Deng Chao (邓超), Duan Yihong (段奕宏) e Guo Tao (郭涛) nos principais papéis.
Cao Baoping é um dos realizadores mais talentosos a surgir no panorama do cinema chinês nos últimos anos. Arriscando nas suas obras, cujo processo de produção é normalmente longo devido às temáticas sensíveis que abordam, Cao Baoping tem tido bastante sucesso crítico nos últimos anos, acumulando prémios em festivais de cinema por todo o mundo.
Aumentar

Nesta sua obra de 2015, Cao Baoping foca-se na história de um homicídio brutal cometido por três criminosos que nunca foram apanhados: Xin Xiaofeng (Deng Chao), Yang Zidao (Guo Tao) e Chen Bijue (Gao Hu). A acção principal do filme passa-se sete anos após os acontecimentos brutais que levaram à morte de uma família inteira pela mão dos protagonistas do filme, que hoje em dia passam os dias a tentar redimir-se pelo erro que cometeram no passado.
Gao Hu, que interpreta o papel de Chen Bijue, envolveu-se em problemas com a lei pouco tempo antes do lançamento do filme, resultando em que maior parte das cenas em que entrava fossem cortadas, sendo relegado a um papel quase terciário durante a maior parte do filme. O filme acaba assim por dar obrigatoriamente mais destaque aos personagens de Deng Chao e Guo Tao, embora haja uma versão Director’s Cut (ainda não lançada) do filme onde o personagem de Gao Hu tem mais algum destaque.
Aumentar

Xin Xiaofeng (Deng Chao) é hoje em dia um polícia que tenta passar despercebido na sua carreira profissional, enquanto Yang Zidao arranjou emprego como taxista. Com a ajuda de Chen Bijue (Gao Hu), os três tomam conta de Wei Ba, a filha adoptiva de Yang Zidao que tem graves problemas de saúde. Trabalhando para arranjar dinheiro suficiente para pagar os tratamentos de Wei Ba e saírem desta cidade para sempre, a vida dos três começa a mudar quando o Capitão Yi Guchun (Duan Yihong) chega à cidade para trabalhar com as forças policiais locais. Yi Guchun foi o responsável pelo caso de homicídio em que os protagonistas do filme estiveram envolvidos, tendo desenvolvido uma certa obsessão pelo caso e procurando ainda hoje os culpados.
The Dead End é um filme que se foca na sua maioria na relação entre Xin Xiaofeng e o seu superior Yi Guchun, com o primeiro a tentar iludir o outro durante a maior parte do filme de modo a manter a sua imagem de inocente. A acção em The Dead End move-se de forma lenta, dando especial foque à agonia dos protagonistas enquanto vão sendo ludibriados ao longo das quase duas horas e meia de filme. Apesar da sua duração relativamente longa, o tempo parece passar a voar enquanto vemos este filme. The Dead End é um filme cativante que deixa o espectador agarrado ao ecrã até ao seu surpreendente desfecho.
Aumentar

Embora haja boas interpretações por parte de todos os actores do filme, Deng Chao e Duan Yihong destacam-se dos restantes. O seu incrível trabalho foi galardoado em vários festivais de cinema chineses. Sinceramente, estando tão habituado a ver Deng Chao em Running Man, é sempre surpreendente testemunhar a qualidade que este tem como actor na maioria dos filmes em que entra. Nesta obra, a tensão existente entre o seu personagem e o de Duan Yihong é de cortar à faca, com as cenas que protagonizam juntos a serem das melhores do filme.
The Dead End é um filme bastante recomendável e que merece todos os galardões que tem ganho. A fotografia do filme é excelente, o trabalho dos actores também e a qualidade do enredo é acima da média. É um dos melhores filmes que saiu China continental nos últimos anos e uma das obras que cimenta Cao Baoping como um dos realizadores a ter em atenção para o futuro (embora já trabalhe desde 2006…).
Fonte das imagens: Google Images