Full Contact (俠盜高飛) é um filme de acção de Hong Kong de 1992 realizado por Ringo Lam (林岭东), com Chow Yun Fat (周潤發), Simon Yam (任达华) e Anthony Wong (黃秋生) nos principais papéis.
Ringo Lam é um dos realizadores mais míticos de Hong Kong. Os seus filmes são acção pura à moda de Hong Kong, entrando na mesma linha que o lendário John Woo. Autor de uma longa lista de filmes, diz-se que o seu City on Fire foi uma das maiores influências do filme Reservoir Dogs de Quentin Tarantino. Neste Full Contact, Ringo Lam volta a colaborar com Chow Yun-Fat, num filme de acção que conta com um anti-herói como protagonista.
Aumentar

Ko Fei (Chow Yun Fat) é um guarda-costas de um bar em Bangkok onde a sua namorada Mona (Ann Bridgewater) trabalha como dançarina. Na tentativa de safar o seu amigo Sam Sei (Anthony Wong) dos problemas que este tem com um agiota local, estabelece uma colaboração com Judge (Simon Yam) com o propósito de executarem um trabalho que lhes permita ter retorno monetário suficiente para fugirem de Bangkok. Quando o trabalho dá para o torto, deixando Ko Fei às portas da morte, este terá de renascer das cinzas para ter sucesso na sua vingança.
Há filmes de acção exagerados e filmes de acção muito exagerados, Full Contact entra sem dúvida na segunda categoria. O filme começa com uma cena de assalto épica protagonizada pelo grupo de rufias que trabalham para Judge. Após uma cena inicial completamente exagerada e muito divertida, somos então introduzidos ao personagem interpretado por Chow Yun-Fat enquanto ainda estamos a tentar processar o que se acabou de passar nos cinco minutos iniciais do filme. A partir daí o filme avança para um acumular de cenas de acção onde o exagero está sempre na ordem do dia.
Aumentar

O enredo do filme não é propriamente muito original, sendo a tradicional história do protagonista que foi traído e após algum tempo volta mais forte para obter a sua vingança. Embora conte com uma história comum, o filme tem dois pontos bastante fortes: o elenco recheado de jovens actores que viriam a tornar-se estrelas do cinema de Hong Kong e o facto de ser bastante divertido (para os fãs do género).
Os personagens parecem saídos de uma banda desenhada ou videojogo dos anos noventa, com uma personalidade e apresentação muito fora do comum, o que leva o espectador a abstrair-se da realidade e a entrar neste mundo de fantasia violenta criado por Ringo Lam.
Aumentar

Judge (Simon Yam) é um vilão sádico e cruel, que em conjunto com os colegas, o casal composto pelo psicopata Psycho (Chi-leung Chan) e a sua ninfomaníaca esposa Lau Ngang (Bonnie Fu), criam sem dúvida os personagens mais caricaturais do filme, formando um trio de vilões que entretém do princípio ao fim do filme. Este trio violento e cruel adequa-se perfeitamente como adversário de Ko Fei, que é um anti-herói duro e super macho man. Não tendo tido problemas em enveredar por uma vida de crime, Ko Fei segue no entanto um código honra que o põe num nível moralmente mais elevado que os restantes criminosos.
Full Contact conta com uma dose elevada de gore e explosões nas cenas de acção. Embora seja um filme muito violento, a violência é de tal forma exagerada que entra no campo do cómico. Algumas das cenas são bastante originais, especialmente uma bizarra cena de tiroteio num bar já perto do final do filme.
Full Contact pode não ser a obra prima de Ringo Lam, mas é um filme cómico e divertido que usa todos os estereótipos que normalmente associamos aos filmes de acção de Hong Kong. É recomendável para os fãs de filmes de acção, podendo ser um pouco exagerado para quem não ache muito graça a este género de filmes.
Fonte das imagens: Google Images